CAMINHADA EI: DIA DA SAÚDE EMOCIONAL NA ESCOLA
O Colégio Ômega de Coromandel em parceria com o programa Escola da Inteligência realizaram uma pequena manifestação para lembrar a todos sobre a importância do Setembro Amarelo, considerado o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 ocorre o dia mundial de prevenção do suicídio.
Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizadas caminhadas, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela. O slogan da campanha Setembro Amarelo é :“Falar é a melhor solução”. Os envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.
Pensando na melhoria da saúde emocional dos seus alunos e também lembrar a comunidade coromandelense a escola reuniu seus alunos para uma caminhada pela cidade com faixas e distribuindo folhetos ontem (26/09). Alguns alunos ainda ainda falavam para as pessoas: “Nós amamos vocês”. Uma iniciativa social importante para um problema que afeta muitos brasileiros e suas famílias.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
O Programa Escola da Inteligência, Criado pelo Psiquiatra Augusto Cury, é Pioneira mundial em educação socioemocional, com mais de dez anos de resultados comprovados na melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e no aumento da participação da família na formação integral dos estudantes. Esse programa visa prevenção dos transtornos psiquicos, como ansiedade e depressão, prevenção ao Bulling, além de formar crianças e jovens emocionalmente saudáveis para os desafios da vida!
Quando começou o Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.
Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.
Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV).
Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.
O site do CVV é www.cvv.org.br.