Dione e Juninho Nacif reforçam importância da prevenção na luta contra abuso sexual de crianças

A prefeita Dione Peres e o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Marcos de Siqueira Nacif, o Juninho Nacif, reforçaram a importância da prevenção na luta contra casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. Ambos acompanharam toda a palestra promovida pela Prefeitura de Coromandel e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o psicólogo Otávio Augusto Borges Simão, na Casa da Cultura, na noite desta quinta-feira (18).

Dione afirmou que abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são problemas que têm que ser discutido todo dia, toda hora. “Não pensem que em nosso município não acontece. Temos que falar sobre isso para que as pessoas criem coragem para denunciar e para inibir as pessoas que abusam e exploram das crianças e adolescentes”.

A prefeita acrescentou que “se nós evitarmos que uma criança ou adolescente seja vítima de abuso ou exploração de qualquer forma, evitaremos que ela tenha que passar por tratamento futuramente, porque isso gera um transtorno muito grande”.

O secretário de Ação Social, Juninho Nacif, que também é presidente do CMDCA, seguiu a mesma linha de pensamento da prefeita. “A prevenção é o melhor caminho em todas as áreas, e o abuso e a exploração de crianças e adolescentes também é possível prevenir, e é o melhor caminho”.

Juninho ressaltou que “a sociedade precisa se engajar e dar o suporte necessário para a rede de Assistência Social agir em relação aos casos que são realidade em Coromandel”.

O vice-prefeito afirmou ainda que o assunto deve ser considerado pela sociedade porque “o aspecto psicológico de uma criança abusada sexualmente é um problema para o futuro do município. Elas podem crescer como pessoas revoltadas com a sociedade, com a família e podem vir a  ser um problema para a comunidade futuramente”, declarou.

Segundo Juninho, o município está estruturado para atender quem já tenha sido vítima e crianças e adolescentes que possam ser alvos. “Nós temos a rede de proteção e assistência social, com Cras, que trabalha a prevenção em grupos de famílias, jovens e gestantes; e temos a área que cuida dos direitos que foram violados, com o CREAS e o Conselho Tutelar; e também a Casa Lar, para onde vão as crianças que possam ter sofrido algum abuso, até os problemas serem resolvidos”.

Denunciar Abusos

Abusos contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo telefone Disque 100, com garantia de preservação da identidade. A vítima recebe acolhimento e suporte para lidar com o problema sem exposição pública ou julgamento.

Atualmente, o Conselho Tutelar tem um escritório para atendimento ao público que fica no segundo piso da Rodoviária de Coromandel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *