Psicólogo fala reflexos do abuso e exploração de crianças e adolescentes em palestra em Coromandel

O psicólogo Otávio Augusto Borges Simão ministrou uma palestra sobre os reflexos do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na Casa da Cultura, em evento promovido pela Secretaria de Assistência Social de Coromandel e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na noite desta quinta-feira (18).

A palestra foi acompanhada pela prefeita Dione Peres, pelo vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcos de Siqueira Nacif, o Juninho Nacif, por funcionários do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Durante a palestra, o psicólogo afirmou que os abusos acontecem majoritariamente no seio familiar ou partem de pessoas muitas vezes próxima às vítimas, o que causa dificuldade para que a criança ou adolescente afetado denuncie o abusador.

Otávio Simão acrescentou que os abusos podem acarretar diversos transtornos para a vida daquela pessoa, não apenas na infância, mas em toda a vida, por isso é importante “colocar lenha na fogueira” e manter o assunto em pauta, para estimular as denúncias.

Além da palestra, a Secretaria de Assistência Social preparou uma apresentação musical com dois integrantes do Projovem, Gustavo e Michelle, e com jovens atendidos pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Cras, que demonstraram que os abusos acontecem há muito tempo e foram praticados até contra pessoas famosas, quando estas eram crianças.

Estudantes da Escola Estadual Alírio Herval, da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC) e diretores de várias escolas do município acompanharam o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *