Escolas de Coromandel ‘derrapam’ no Ideb, mas município segue bem avaliado

A Educação em Coromandel avançou em ritmo mais lento nos últimos dois anos, mostram dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aumentou, mas diversas escolas tiveram desempenho inferior à última avaliação.

De acordo com os dados do Ideb 2015, as escolas municipais alcançaram a meta de desenvolvimento da educação nas duas faixas avaliadas: 4ª série/5º ano (ensino fundamental), e 8ª série/9º ano (ensino médio).

No quinto ano, Coromandel chegou a 6,7 pontos no Ideb, acima do esperado (5,9); já no 9º ano, observou-se uma regressão em relação à avaliação anterior, feita em 2013: apesar de superar a meta (4,6), ficou abaixo da nota anterior (5,2).

Escolas Estaduais

As unidades de ensino controladas pelo Estado tiveram um desempenho mais fraco, atingindo a meta no ensino médio por apenas 0,1 pontos; no ensino fundamental, a nota ficou estável.

As Escolas Estaduais tinham meta de 6,6 para os quintos anos; alcançaram 7,1, nota boa, porém igual a de 2013. Os nonos anos passaram ‘raspando’ pela projeção e foram avaliados com 5,3 (ante 5,2 da expectativa), mas regrediu 0,4 em relação à apuração anterior.

Escolas com ‘nota vermelha’

Na rede municipal, a Escola Laércio Mendes de Sairre ficou abaixo das projeções para o ensino médio: foi avaliada com 4,8 quando se esperava, no mínimo, um 4,9. Nas séries do ensino fundamental, a nota segue alta (6,1), mas preocupa pela segunda queda de rendimento seguida.

Na rede estadual, a Escola Padre Lázaro Menezes ficou outra vez abaixo da meta. Esperava-se que evoluísse para 6,2, mas ficou apenas em 5,9.

Destaque

A Escola Municipal Monsenhor Fleury Curado teve um bom desempenho nesta avaliação do Ideb. A meta da unidade de ensino coromandelense era de 5,5, mas chegou a 6,8 no ensino fundamental. A projeção para o ensino médio também foi superada.

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