Vizinhos entram em roteiro, mas Coromandel fica fora do mapa do turismo
Abadia dos Dourados, Guarda-Mor, Paracatu e Unaí são algumas das cidades vizinhas que foram incluídas entre os 285 mineiros indicados para o turismo (veja lista abaixo). Coromandel, contudo, ficou de fora do mapa do turismo brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo.
O mapa traz dicas de turismo para brasileiros e estrangeiros, com destaque para as características locais de cada município.
Abadia entrou na lista de “Caminhos do Cerrado”, assim como Patrocínio e outros duas cidades mineiras. Guarda-Mor, Paracatu e Unaí foram enquadradas no roteiro “Noroeste das Gerais”.
Minas Gerais tem cerca de 40 categorias para classificar municípios turísticos. Além das duas citadas acima, há roteiros de Águas, Diamantes, Guimarães Rosa, Lago de Furnas, Mata Atlântica de Minas, Montanhas e Fé, Ouro, Serras e Cachoeiras e Vilas e Fazendas de Minas, entre outras.
Coromandel possui imensa área a ser explorada para o turismo, segundo especialistas. Em recente visita ao município, a gerente regional do Senac, Cintia Gomes Costa e Silva, destacou que o setor pode ser melhor explorado no município.
A iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de criar um parque ecológico no munícipio pode contribuir para colocar Coromandel no mapa do turismo, que é visto por muitos especialistas como um excelente gerador de receita para os locais turísticos.
Mas ainda há tempo para Coromandel entrar na rota do turismo. “As cidades que ficaram fora do levantamento deste ano poderão se organizar para compor o mapa posteriormente. A equipe da Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur/MG) irá auxiliar essas cidades mostrando o grande potencial turístico mineiro e a importância de fazer parte dessa ação”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.
Veja os municípios mineiros indicados para os turistas: