Prefeitura de Coromandel adota medidas para o combate à epidemia de dengue no município

Coromandel passa por uma das maiores epidemias de dengue da sua história. Essa epidemia começou ano passado, 2023, com mais de 2600 notificações de dengue e 3 notificações de chikungunya.

Somente no início desse ano, 2024, já foram mais de 300 casos registados.

Em vista disso a Prefeitura de Coromandel, através do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, implementou ações para combater essa epidemia.

MEDIDAS ADOTADAS

Pela gravidade da situação foi decretado um SCO (Sistema de Comando de Operações) onde designa várias tarefas e várias atividades, através de uma parceria inter setorial que envolve polícia militar, meio ambiente, setor de obras, jurídico, setor de endemias, atenção primária, onde cada um é responsável por algum tipo de atividade para tentar minimizar e controlar essa epidemia.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

Dentre as ações realizadas, está sendo realizado um MUTIRÃO DE LIMPEZA que vai abranger todos os bairros da zona urbana de Coromandel.

O mutirão teve início no dia 15 de janeiro começando as atividades pelos bairros com maior incidência de casos.

Confira abaixo o cronograma da prefeitura:

FUMACÊ

O município de Coromandel fez a solicitação do UBV (Ultra Baixo Volume) veicular, o FUMACÊ, e aguarda a resposta final da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo equipamento.

Entretanto vale ressaltar que o FUMACÊ não é uma medida efetiva para acabar com a epidemia. A colaboração da população é essencial para eliminar os focos do mosquito, através da limpeza dos seus quintais.

O FUMACÊ elimina somente o mosquito adulto, então é necessário a população os criadouros, onde são gerados a larva do mosquito.

Além disso, sendo liberado o equipamento, vai ser realizado um trabalho somente nos bairros com maior incidência de casos.

PARCERIAS

Em parceria com a polícia militar, está sendo feito o recolhimento de todos os automóveis que possam gerar risco à saúde pública, que possam acumular a água das chuvas.

O setor de obras em parceria com o meio ambiente, estão responsáveis pelo recolhimento e pela limpeza do lixo da população durante o mutirão

Uma frente de educação e saúde vai às empresas, aos comércios e nas escolas, divulgando, falando e orientando sobre o mosquito.

Parceria entre os agentes de endemias e os agentes de saúde, que estão fazendo as visitas em conjunto para  ter os melhores resultados, identificando de maneira mais efetiva os focos e orientando a população, não só sobre o mosquito, mas assim sobre os sintomas das doenças transmitidas por ele.

O município já fez também a solicitação de uma força-tarefa estadual para ajudar nas atividades de controle vetorial, aqui no município.

Foi realizada a inscrição no World Mosquito Program Brasil, na tentativa de aquisição de mosquitos transgênicos, mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados. Essa mudança genética faz com que o animal produza uma proteína que acaba matando as fêmeas do mosquito depois de dois dias e também impede que o mosquito transmita doenças.

PARA A POPULAÇÃO

Fernando Santos Costa – Coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde de Coromandel, faz um pedido à população: “É necessário que a população se torne parceiro aqui do setor, receba bem os agentes, faça a limpeza do quintal, faça uso do repelente. Se tiver sentindo algum sintoma procure atendimento médico para esse caso ser notificado, porque precisamos dessas notificações para nortear as ações aqui do setor de endemias e epidemiologia.”

O setor de endemias tem um programa de controle biológico onde são distribui peixinhos para as pessoas colocarem em fontes, cisternas e piscinas desativadas.

Está sendo feita doação de mudas de erva cidreira para a população, uma planta aromática usada na fabricação de incenso e repelente contra o mosquito.

NOVO ENDEREÇO E TELEFONE

O setor de endemias está em novo endereço, Rua Gerson Coutinho, número 79, prédio da antiga caixa. Telefone para dúvidas ou denúncias: 3841-1696.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *