Policia Penal de Coromandel recebe curso para treinamento com drone

O curso de pilotagem de drones foi iniciado na UAITEC dia 20 de dezembro, sendo a parte prática do curso realizado no Aeroporto de Coromandel Francisco Lázaro da Silveira, sendo ministrado pelo Grupamento de Patrulha Aérea -GPAER da Polícia Penal de Belo Horizonte.

O curso para os policiais penais de Coromandel é uma iniciativa inovadora que visa aprimorar as habilidades operacionais e de segurança dentro e fora do ambiente prisional. Durante o treinamento, os policiais penais aprenderam técnicas avançadas de pilotagem, monitoramento e utilização de drones para otimizar a vigilância e a resposta a incidentes.

As aulas abordaram aspectos teóricos e práticos, incluindo regulamentações aéreas, navegação precisa, identificação de áreas de risco e a integração eficaz dos drones nas operações diárias. O curso também enfatizou a importância da ética e da privacidade ao utilizar essa tecnologia inovadora.

Ao final do curso, os policiais penais adiquiriram as habilidades necessárias para operar drones de maneira segura e eficiente, fortalecendo assim as capacidades de monitoramento e resposta, não só em ambientes prisionais, mas também em outras áreas necessárias para a segurança pública.

Os drones, que foram adquiridos pela Polícia Penal de Coromandel, são equipamentos de alta tecnologia e contam com câmera de infravermelho, térmica e visão noturna com imagens de alta qualidade.

Para Sérgio Henrique Silva Rodrigues Júnior, Diretor Geral do Presídio de Coromandel “O equipamento e todo esse processo de capacitação que está acontecendo, é um momento único para Coromandel e para nós da Polícia Penal. Estamos satisfeitos com a aquisição do material e com a importância que a polícia penal está tendo na segurança do município.”

O Presidente do Conselho de Segurança Pública de Coromandel (CONSEP), Capitão Sandro Barbosa comentou que o Conselho existe para facilitar ações, que através do edital do fórum foram contemplados com a aquisição desses 5 novos drones para treinamento e ação.

Para o Capitão da 98ª Cia de Polícia Militar de Coromandel, Carlos Humberto “é um equipamento extraordinário, que vai auxiliar na vigilância da movimentação dos indivíduos e não só acompanhar pessoas em conflito com a lei ou se evadindo das autoridades, mas também realizar um trabalho preventivo, o que vem a trazer maior sensação de segurança para a população de Coromandel.”

Segundo a Juíza de direito da 1ª vara da Comarca de Coromandel, Dra. Amanda Cruz Vargas, esse é um projeto que traz muito orgulho e mostra a parceria do poder judiciário com os demais poderes, onde não só o presídio seria contemplado, mas também toda a população de Coromandel e a região da comarca, sendo engrandecida com esse projeto, em virtude da segurança pública, uma vez que todas as forças policiais podem utilizar, seja para atividade ostensiva, seja para repressão ou prevenção de atividades criminosas.

O prefeito de Coromandel Fernando Breno parabenizou a ação da Dra. Amanda juntamente com o CONSEP, Polícia Penal e Polícia Militar, onde disponibilizaram tanto o equipamento como o curso que capacita os agentes para sua operação, o que irá contribuir muito para a segurança, não só do presídio, mas para toda aquela região circunvizinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *