Aniversário de Coromandel abre com programação do Centenário da cidade

Comemorações do aniversário de Coromandel, iniciaram entre os dias 2 e 10 setembro juntamente com a celebração do Centenário do município.

A Prefeitura de Coromandel, por meio da Gestão Municipal de Educação, Cultura e Turismo, iniciou entre os dias 2 e 10 de setembro, uma vasta programação para celebrar o aniversário e o Centenário da cidade, que teve sua emancipação politica no dia 7 de setembro de 1923.

MOMENTOS CULTURAIS

A programação contou com vários momentos culturais, apresentando grandes artistas coromandelenses, como o lançamento dos livros:

”Coromandel Centenária – Memórias e Afetos” coordenado pela jornalista Maria do Rosário Caetano e Carlos Ernane Borges, historiador e profundo conhecedor de Coromandel.

A escritora Iris Borges dedicou o livro “Descobrindo Coromandel” com ilustração de Isabella Barbosa, ambas coromandelenses.

O artista plástico, coromandelense, Darlan Rosa, pai do Zé Gotinha e sua esposa, a professora Celia Rosa, presentearam todas as escolas e creches de Coromandel com os livros “Desenhando na Imaginação” e “Ensino de Artes na Escola”.

A Igreja Santa’Ana ganhou de Darlan Rosa, telas da Via Sacra de grande valor artístico, que foram apresentadas durante Missa em Ação de Graças aos 100 anos de emancipação política, substituindo os quadros anteriores.

EXPOSIÇÕES NA CASA DA CULTURA

Foi inaugurada a galeria “Flores em Vida”, homenageando personalidades com uma trajetória de grande influencia e contribuição para sociedade.

D. Adelia grande musicista e os compositores Abel Ferreira e Goiá também tiveram seus espaços.

Foi registrado “Coromandel em 100 fotos “ que ficarão em exposição permanente.

MOMENTO CIVICO

O prefeito Fernando Breno e o Vice Prefeito Nerso Chihara, abriram o tão esperado desfile cívico, com muitos aplausos, seguido de todas as escolas municipais, estaduais, creches, clubes de serviços, colaboradores da prefeitura e participação das bandas estudantis das escolas Monsenhor Fleury Curado (Pântano) e Laércio Mendes de Sairre.

Presentes no palanque estavam autoridades civis, militares e politicas. Veja alguns registros:

16º CONCURSO ESTADUAL E PREMIAÇÃO DOS QUEIJOS ARTESANAIS DE MINAS GERAIS

Fazendo parte das comemorações, Coromandel sediou a última etapa e a premiação do 16º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas.

O concurso é promovido pela EMATER-MG, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Contou com a presença do Prefeito Municipal Fernando Breno, do Gestor Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente Leonardo Ramos, Regis Pereira Cruvinel, Extensionista Agropecuário da EMATER Coromandel, do Superintendente de Desenvolvimento Social e Ambiental da SEAPA Ricardo Albanez, do Diretor Presidente EMATER/MG Otávio Maia, da Coordenadora Regional da EMATER/MG Maria Edinice Rodrigues, Diretor Técnico da EMATER/MG Gelson Soares, representantes do SEBRAE, vários prefeitos da região e grande número de produtores do QMA (Queijo Minas Artesanal) vindos de mais de 50 cidades.

O concurso estadual de queijos artesanais teve este ano 77 queijos em disputa, sendo 36 na categoria Alagoa e Mantiqueira de Minas e 41 na categoria QMA, vindos das 10 regiões caracterizadas: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serras da Ibitiboca, Serro e Triangulo Mineiro.

Durante a cerimônia, houve apresentação da comediante Concessa.

O grande vencedor do QMA foi José Orlando Ferreira Junior da região Campo das Vertentes, Queijaria Bicas da Serra.

Todos os vencedores receberam troféus e os outros competidores receberam certificados de participação.

Ao final da premiação houve degustação de queijos, harmonizados com vinhos e cafés especiais que foram produzidos na região do cerrado mineiro.

LANÇAMENTO DA REVISTA DO CENTENÁRIO

Na quarta-feira (06/09), na praça Abel Ferreira, aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados de “Cidadão Centenário” e o lançamento da revista do Centenário de Coromandel, onde foram destacados pontos altos da história e um histórico de Coromandel, riquezas da nossa cidade, lembranças da antiga Coromandel perpetuadas em fotos, artigos sobre Goiá e Abel Ferreira, desenhos premiados feitos por alunos das escolas da cidade, juntamente com a linha do tempo dos prefeitos e vereadores.

A noite foi abrilhantada com a apresentação da Banda Militar de Patos de Minas

Com grande emoção e honra, foram eleitas 100 personalidades da história de Coromandel para fazer parte de uma seleta galeria chamada “Cidadãos Centenários”, onde foram escolhidos aqueles que tiveram uma grande contribuição para o desenvolvimento da história, cultura, política e sociedade coromandelense. Os agraciados com esta honraria e suas famílias receberam um Certificado de Cidadão Centenário.

EVENTOS

No início das celebrações, houve momento evangélico na Praça da Bíblia com Noite de Canto e Louvor à nossa terra.

A rádio Gerais FM comemorou seu aniversário de 30 anos durante o Coró Fest na Praça Abel Ferreira.

A 2ª edição da “Corrida do Diamante”, contou com a participação de cerca de 180 atletas de Coromandel e região.

No domingo (03/09) aconteceu a tradicional feijoada da Loja Maçônica Trabalho e Justiça.

Diversos shows animaram as celebrações durante a semana como César Menotti & Fabiano e Banda Cheiro de Amor que se apresentaram na Praça Abel Ferreira.

Na festa do Coromandelense ausente, teve o espaço Coró das Letras com lançamento do livro de crônicas intitulado “Caminhadas Poéticas” do autor Jaime Resende e também o show Diamantes da Terra, com apresentação de diversos estilos musicais por talentosos artistas coromandelenses.

As celebrações se encerraram com a Cavalgada no domingo (10/09) e show com a dupla Paulo & Dênio, em comemoração aos 30º aniversário da Rádio Gerais FM..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *