Secretária de Saúde alerta para o grande aumento dos casos de dengue no município
Com o aumento dos casos de dengue se alarmando em todo o Estado de Minas Gerais, o Prefeito Fernando Breno, recebeu no dia 30 de março em seu gabinete, o Inspetor Regional de Endemias, Sr. Valdir Machado, para discutirem com a equipe da área da saúde, medidas que estão sendo tomadas para erradicar o estado epidemiológico na cidade.
Estiveram presentes a Gestora Municipal de Saúde, Lilian Moreira, o Coordenador de Endemias de Coromandel, Fernando Costa e a Coordenadora de Fiscalização da Secretária de Obras Municipal, Poliana Soares.
Aumento de casos
Devido ao período de chuvas e Sol forte, houve um grande aumento nos casos de dengue. Segundo o último relatório do departamento de endemias da cidade, já foram relatados 324 casos de dengue em nosso município e 1 importado de chikungunya.
Atendimento no Pronto Socorro
A Gestora de Saúde, Lilian Moreira, solicita que a população tenha paciência e compreensão com os atendimentos no Pronto Socorro (PS), visto que o número de casos atendidos com sintomas da dengue tem aumentado assustadoramente.
Visando melhorar o atendimento aos pacientes com sintomas de dengue, está sendo feito uma triagem no Pronto Socorro para definir quais os casos mais leves que podem ser encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Também está sendo feita uma escala para aumentar o número de médicos de plantão no Pronto Socorro durante os horários em que as UBS estarão fechadas, inclusive finais de semana e feriados.
Alerta para a população
Segundo Fernando Costa, Coordenador de Endemias de Coromandel, 100% dos focos registrados estão localizados nas residências e comércios. Ressaltou também que os agentes municipais de endemias estão encontrando resistência dos moradores para realizarem a fiscalização dos locais.
Medidas tomadas
Mediante esse aumento alarmante dos casos, a prefeitura está organizando um mutirão de limpeza, começando pelos bairros mais afetados que são: Centro, Santa Maria, Taquaril e Brasil Novo.
A gestão faz um apelo para que os cidadãos coromandelenses cuidem e limpem bem o seu quintal e seu lote, contando com o apoio da população para ajudar a exterminar os focos do mosquitos.
Nas escolas
O Prefeito Fernando Breno destacou que será feito um trabalho de orientação nas escolas, por um dos Agentes de Endemias, com distribuição de panfletos explicativos sobre a gravidade das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, que são a Febre Amarela, o Zika Vírus, a Chikungunya e principalmente a Dengue.
Advertências
A Coordenadora de Fiscalização da Secretária de Obras Municipal, Poliana Soares, já foram feitas mais de 300 notificações para a limpeza nos imóveis da cidade.
A primeira notificação tem prazo de 15 dias para ser cumprida, a segunda notificação 5 dias que se não acatada, será aplicada uma multa de R$1.200,00 até R$5.000,00, de acordo com a gravidade de cada caso.
O whatsApp que a Prefeitura disponibiliza para denúncias com lotes é o (34) 9 9123-9729