Emater-MG realizou o primeiro CAF para atender demanda de Crédito Rural do Banco Sicoob Coopacredi do Município de Coromandel

Para auxiliar o pequeno produtor rural, o Governo Federal desde a década de 90, disponibiliza o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que facilitava um financiamento para custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, visando a geração de renda e à melhora do uso da mão de obra familiar.

Para obter o PRONAF, era necessário uma declaração de aptidão PRONAF, feita através do sistema, agora o governo federal substituiu o PRONAF pelo CAF(Cadastro de Agricultor Familiar).

Para obter o benefício do CAF, primeiro o produtor precisa passar por uma triagem com a sua documentação. Para saber quais documentos são necessário para realizar o cadastro, basta entrar em contato com a Emater-MG e pedir o Checklist dos Documentos. Essa triagem é feita no portal do governo federal, pelas pessoas credenciadas.

A primeira emissão da CAF em Coromandel,MG foi feita pela Emater para atender demanda de crédito rural da Agência Sicoob Coopacredi.

Regis Pereira Cruvinel, Extensionista Agropecuário, é o único credenciado através da Emater em Coromandel para realizar o cadastramento no CAF. Segundo ele “o CAF é parecido com um bolsa família do produtor rural, esse projeto vai ser restrito apenas aqueles que realmente são pequenos produtores.”

O CAF é um programa que recebe todas as informações do produtos, o grupo familiar, sua renda e área de posse. O programa tem ligação direta com outros bancos de dados do Governo Federal, principalmente o Dataprev, o que auxilia o produtor rural na hora de dar entrada na aposentadoria, pois já serve como prova da sua contribuição.

O CAF permite o produtor entregar o produto para merenda escolar através do PNAE, e a comercialização dos seus produtos para o Governo Federal.

Os critérios para entrar no CAF são: o produtor deve ter até 4 módulos fiscais (160 hectares em Coromandel), tem que ser pequeno produtor, mão de obra familiar, até no máximo 2 empregados,  não podem ser exercidas outras atividades além da produção rural. É permitido renda extra desde que a renda principal venha de no mínimo 51% do agronegócio. Com uma validade de 2 anos, O CAF somente é realizado no município sede, ou seja, no município onde a propriedade está situada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *