Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba devem ter chuva e queda nas temperaturas

“Friozinho” e dias nublados marcam a semana no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A previsão para as regiões é de aumento da possibilidade de chuvas entre segunda-feira (8) e quarta-feira (10). Segundo os climatologistas, elas devem ser isoladas, moderadas e as temperaturas podem chegar à mínima de 11°C.

A climatologista Wanda Prata explicou que estas chuvas acontecem devido à formação de um ciclone extratropical na região sul do país, que joga água para o continente. “Agora vai depender de como ele vai se deslocar. Tudo indica que vai se deslocar para o estado e litoral do Paraná e de São Paulo, e se isso acontecer, as nossas chuvas podem ser volumosas também“, ressaltou.

A previsão é de que este sistema, de baixas temperaturas e com maior possibilidade de chuvas, atue nas regiões até quarta-feira. Após esse período, as chances de chover voltam a ser pequenas, mas os dias seguem nublados. A partir de sexta-feira (12), o sol deve retornar.

Umidade

Com este cenário decorrente da frente fria, a umidade relativa do ar apresenta leve melhora. Os índices, que não ultrapassaram os 30% em julho, variam de 35% a 70% nesta semana. Segundo Wanda, uma zona de convergência de umidade está descendo da Amazônia e chegando à região do Triângulo Mineiro.

Dia a dia

Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, esta frente fria chegou no Estado de São Paulo no último domingo (7) e deve influenciar na umidade relativa do ar. Há possibilidade de chuvas isoladas nas cidades das regiões a partir da tarde desta segunda (8).

A partir de quarta (10), a previsão é de dias parcialmente nublados, mas sem chuvas. “Depois de sexta-feira, o sol volta a predominar com ligeira elevação da temperatura e queda da umidade relativa do ar”, explicou Ruibran.

Texto: Globo Triângulo e Alto Paranaíba

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *