Academia do Vôlei completa dois meses de muito sucesso
No dia 23 de outubro, a Academia do Vôlei de Coromandel completa dois meses desde sua inauguração e nesse pouco tempo já coleciona inúmeros resultados. O técnico Manoel Honorato, fundador do projeto, conta que aceitação foi muito maior do que o esperado e hoje, mais de 170 atletas treinam na Academia. “Nós imaginávamos dar aula em apenas um ginásio e agora vamos precisar de quatro”, explica Manoel.
Atualmente, o técnico treina oito equipes – cinco femininas e oito masculinas – de 8 a 17 anos. Há também duas equipes adultas: “nosso lema é ‘dos 8 ao 80’, pois queremos agregar a família inteira dessa sociedade”. Desde sua abertura, o projeto contou com o apoio do Prefeito Fernando Breno, da Câmara Municipal e da Diretoria de Esportes que acreditaram, junto ao técnico, no potencial esportivo de Coromandel.
Manoel fundou a Academia do Vôlei no nordeste há 25 anos, mas há 22 ela foi transferida para Uberlândia, onde ainda mantém sua sede. Por alguns anos, Manoel também foi técnico da equipe juvenil do Praia Clube de Uberlândia. “Sempre tive essa veia voltada para o lado social e acredito muito no esporte como instrumento de transformação da nossa sociedade”, explica ele.
Cinco atletas de Coromandel já realizaram testes para ingressar na Academia de Uberlândia. Todos foram aprovados e um deles, inclusive já disputou o Campeonato Mineiro pelo time no último final de semana. Os frutos colhidos têm um nome: planejamento. “Precisamos pensar alto, dar voos de águia e não de galinha”, assegura o técnico.
Manoel vem treinando e fundamentando os atletas para que em 2022 possam disputar o Campeonato Mineiro e colocar Coromandel em um cenário cada vez mais importante no vôlei nacional: “queremos deixar um legado em Coromandel e esperamos que em futuro próximo possamos ter um time grande de várias categorias”. Em novembro, hávera um torneio interno e um desafio com a equipe de Uberlândia. Também está sendo organizada uma Copa Regional com as cidades do entorno, visando aprimorar a competição.
Além de Coromandel, outras cidades também vão ganhar uma franquia da Academia do Vôlei. Monte Carmelo já iniciou os trabalhos e, em breve, Vazante também abrirá as portas para o projeto. Manoel conta que foi um garoto resgatado por um projeto social esportivo e, por isso, deseja levar o vôlei para todo o mundo. Sua próxima ideia é formar equipes em Moçambique e México.
A Academia do Vôlei vai ser um dos nomes mais fortes no Brasil pela seriedade, humanidade, lisura e transparência. É um projeto que tem tudo para ser uma medalha de ouro a nível nacional.
Manoel Honorato