IMA realizou importante força-tarefa contra a raiva transmitida por morcegos em Coromandel
Durante os dias 23 de agosto e 5 de setembro de 2021, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou uma força-tarefa contra a raiva, com o objetivo de combater e prevenir a doença nos rebanhos da região. É importante elucidar que a transmissão para os herbívoros de produção se dá pelo morcego hematófago (Desmodus rotundus).
A solicitação foi feita pela Médica Veterinária responsável pelo escritório de Coromandel, Maria Alice de Sene Moreira, que explicou como a operação transcorreu:
“A equipe de elite, composta por dez homens, trabalhou por 15 dias no nosso município, visitando os abrigos previamente cadastrados e realizando o controle da população de morcegos, por meio de cálculos e não de forma aleatória, uma vez que eles fazem parte da fauna silvestre e são importantes para o ecossistema. Assim, foram capturados 429 morcegos”.
Durante o período, a equipe também vistoriou mais de 25 propriedades rurais, casas abandonadas, bueiros e ferrovias desativadas na nossa região. Neste período de mudanças climáticas, aliado às queimadas, há muita perturbação nas condições ambientais, o que pode gerar zoonoses. Os animais podem servir como primeiros sinais de alerta.
Maria Alice explicou que o maior receio é o contato do animal contaminado com os humanos, no caso de um cuidador vir a entrar em contato com a saliva de uma vaca que contraiu raiva, por exemplo, pois não tem tratamento e não tem cura. Dessa forma, todo cuidado é necessário para prevenir esse tipo de situação.
Os animais de fazenda devem ser vacinados uma vez ao ano, assim como animais de pequeno porte (domésticos).
O IMA continuará dando vistorias periódicas a fim de preservar a fauna da região. Mas, se você tem uma notificação a fazer, saiba como entrar em contato:
Além de registrar em www.ima.mg.gov.br ou por email da unidade do IMA mais próxima, as notificações de suspeitas e focos da raiva podem ser feitas pelo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (E-Sisbravet), uma ferramenta digital integrada desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para acompanhamento do Serviço Veterinário Oficial (SVO) de cada estado da federação e instituições envolvidas. Produtor ou profissional da área de saúde animal podem acessar a plataforma e informar suspeita de doenças ou alta mortalidade de animais. O sistema é integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) para acesso de dados de cadastro e população animal, além de previsão de integração com laboratório para acesso aos laudos de diagnóstico das doenças.
IMA