Balanço da vacinação em Coromandel

Ao longo do mês de setembro, Coromandel completou a vacinação da primeira dose em adultos maiores de 18 anos. Para entender melhor a campanha que está sendo realizada, o Jornal de Coromandel conversou com a enfermeira responsável técnico Shirlei Pereira, coordenadora do setor no município.

Segundo a enfermeira Shirlei, houve uma grande adesão de todo o público coromandelense, com 20.517 doses aplicadas na primeira etapa – o que corresponde a 92,1% da população – e 10.599 pessoas já tendo completado todo ciclo de imunização – o que corresponde a 47,58% de vacinados com a segunda dose ou dose única. Os dados disponibilizados pela enfermeira estão de acordo com o Painel Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro).

Com quase metade do município imunizado e dentro da Onda Verde do plano Minas Consciente, há flexibilização de várias atividades pelo Decreto Municipal n° 383/2021. “Não dá para parar tudo, de fato, temos que ir retomando à normalidade aos poucos. Mas, não podemos nos esquecer de que a pandemia está por aí, com novas variantes e precisamos continuar nos cuidando e tomando todas as medidas de prevenção necessárias (uso de máscara, álcool em gel, aferição de temperatura, etc)”, aconselha a enfermeira Shirlei.

Em breve, iniciará as doses de reforço (terceira dose) para a população acima de 70 anos e imunossuprimidos – pessoas que passaram por transplante, pacientes com HIV, dentre outros. Quanto à vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, a decisão ainda não foi tomada. O Governo de Minas Gerais e o Ministério da Saúde não entraram em acordo sobre a aplicação até o momento. Vale lembrar que a única marca aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nessa faixa etária é a Pfizer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *