Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Dos dias 21 a 29 de agosto, a APAE de Coromandel comemorou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A campanha “É Tempo de Ação” contou com programação completa, reunindo usuários e profissionais da instituição e toda a comunidade.

No primeiro sábado (21), o pontapé inicial foi dado com uma carreata que divulgou as atividades da Semana e convidou a população a prestigiar o evento. Já no domingo (22), uma Missa em Ação de Graças foi realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida e o vídeo “Conheça a APAE de Coromandel” circulou nas mídias sociais, mostrando a sede da instituição, os aposentos e equipamentos que são utilizados.

Na segunda-feira (23), o trabalho realizado pela APAE foi apresentado em uma reportagem especial divulgada no próprio Facebook da entidade. Além disso, houve o lançamento dos projetos “Cuidando do Cuidador da Pessoa com Deficiência” – no qual psicólogas realizarão consultas semanais com os cuidadores, auxiliando no esclarecimento, na aceitação e nas ações de cuidado que podem ser realizadas para ajudar a pessoa com deficiência – e “Sala de Intervenção Precoce”.

Na terça-feira (24), foi realizado um dos momentos mais importantes da Semana. A Roda de Conversa na sede da instituição debateu o tema norteador “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação” e apresentou a realidade e as condições sociais enfrentadas pelas pessoas com deficiência do município, pensando medidas para ampliar a acessibilidade.

Na quarta-feira (25), os usuários da instituição puderam desfrutar de um passeio pela cidade com a Carreta da Alegria, uma parceria com o Arroz Vasconcelos. Para alegria dos baixinhos, na quinta-feira (26) a diversão continuou: foi planejado um dia recreativo para os menores de 12 anos, com muitas brincadeiras e gincanas. O terapeuta ocupacional Fernando Calil falou, inclusive, sobre a importância do parquinho para trabalhar os sentidos, aguçar a percepção, promover a inclusão e auxiliar no processo psicológico.

Na sexta-feira (27), o projeto “Centro Dia” ganhou um almoço de lançamento para os usuários. Fechando a semana, no sábado (28) foi realizado mutirão de limpeza para terminar a construção do último pavilhão, um espaço que irá beneficiar toda a instituição e, principalmente, os usuários.

O dia 29 marcou o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, mas não significou o fim das ações da APAE. Com a ajuda da comunidade, a instituição visa trazer cada vez mais inclusão e acessibilidade para a cidade de Coromandel, somando outras conquistas aos 32 anos do projeto.

Créditos: APAE de Coromandel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *