03 de junho: Dia da Bicicleta

O dia 03 de junho foi oficialmente instituído como o Dia da Bicicleta. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi criada para incentivar o uso deste veículo, que é uma alternativa indicada para evolução da saúde física e psíquica, além de auxiliar na melhoria da mobilidade urbana. A popular “magrela”, que já acompanha o homem há várias décadas, se destaca novamente, nos últimos anos, como tendência global.

Os benefícios da prática de ciclismo já conhecidos e comprovados pelas associações médicas, seja para atividades esportivas ou de lazer, incluem:

  • Emagrecimento;
  • Melhora do tônus muscular;
  • Proporcionamento de bem-estar;
  • Aumento do fôlego;
  • Redução do colesterol “ruim” (LDL);
  • Auxílio na prevenção e controle do diabetes;
  •  Controle da pressão arterial;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Auxílio na recuperação de lesões ósseas e artrite;
  • Não prejudica as articulações.

Campeão Nacional e Mundial em várias modalidades de ciclismo, Bruno César convida a todos a conhecer essa prática esportiva tão importante

O ciclista Bruno César, de 33 anos e praticante da atividade há dez anos, é campeão em várias modalidades de ciclismo representando a cidade de Coromandel. “O ciclismo é um esporte que gosto bastante de praticar, me identifico bastante. Com ele, consigo desfrutar todas as belezas propiciadas pelo município, seja na zona urbana ou nas áreas de belezas ecológicas, como as nossas belas cachoeiras, trilhas, matas etc.”

Para ele, que identifica o ciclismo como um “esporte fantástico”, é importante a adesão de todas as pessoas interessadas a praticar o ciclismo, mesmo que para lazer. “É uma forma de afastar o sedentarismo e se manter em movimento durante esse período de pandemia, desde que observados todos os critérios de higiene e saúde individual e coletiva. Nas práticas da atividade em Coromandel, é possível manter o distanciamento social e, desta forma, garantir a segurança contra a Covid-19 e manter a saúde física e mental durante um período tão delicado como este.”

Grupos de Ciclismo em Coromandel

A prática de ciclismo domina completamente a cidade de Coromandel. A força dos grupos de ciclistas pode ser vista, principalmente, no aplicativo de troca de mensagens “WhatsApp”. Lá, é comum trocas de informações sobre trajetos, avanços nas atividades, dicas de saúde relativos à prática do pedal, etc. O grupo mais conhecido é o “Brutas do Coró”, que reúne cerca de 70 mulheres com o mesmo objetivo: se divertir e manter bons padrões de saúde andando de bicicleta.

Taycianne Martins França, ciclista e participante do grupo “Brutas do Coró”.

Taycianne Martins França, que faz parte do grupo, fala sobre os desafios enfrentados na prática. “Você cai, machuca e jura nunca mais montá-la. Mas passado o susto, o primeiro impacto, você tentará de novo (pode ser que demore algumas horas, dias, meses). Pode ser que nesse momento queira usar um capacete, uma joelheira, uma cotoveleira para se proteger e recomece a dar pequenas pedaladas, indo de quarteirão a quarteirão, sempre na reta e próximo ao meio fio. Até que, novamente, você tenha vontade de sentir aquela brisa no rosto, a mesma de quando estava em uma determinada velocidade e se arrisque um pouco mais e tenha coragem de descer o morro outra vez.”

As Brutas, como se autodenominam, geralmente pedalam apenas pelo prazer de praticar, sem a intenção de treino.

1º Desafio Virtual de Ciclismo

A Prefeitura de Coromandel promoveu, por meio da Gestão de Municipal de Inclusão Social e Esporte, o 1º Desafio Virtual de Ciclismo da cidade. O evento, que ocorreu entre as datas de 26 de abril a 23 de maio, objetivou incentivar os munícipes a praticar atividades físicas de ciclismo que promovem melhor qualidade de vida.

O evento contou com 118 inscritos. Destes, 98 cumpriram os seus desafios. Os ciclistas coromandelenses pedalaram por ruas, estradas, trilhas por mais de 37 mil km, dentro de 28 dias. Houve premiação aos participantes com um troféu, distribuído aos participantes no último dia 29 no Ginásio Poliesportivo “Dr. Humberto Machado”. A retirada dos prêmios foi feita na modalidade “drive-thru de bike”.

A gestão municipal agora organiza os preparativos para o “2º Desafio Virtual”, que contará com as modalidades de Ciclismo e Corrida e será aberto às pessoas que residem em Coromandel e outras cidades.

Diretoria de Esportes da Prefeitura Municipal cria “Clube do Ciclismo de Coromandel”

A Prefeitura de Coromandel, por meio da Diretoria de Esportes, criou o “Clube do Ciclismo”. O clube objetiva incentivar participantes da modalidade à prática do Ciclismo, seja para o lazer, para ir trabalhar e/ou para disputas de competições.

O clube irá registrar o tempo e as performances de cada um. Os tempos e distâncias serão monitorados pelo aplicativo Strava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *