Significado da Páscoa e seus símbolos

Muitos conhecem a história da Páscoa como uma celebração à ressurreição de Cristo após sua morte e crucificação, e também pelos diversos costumes que se criaram nesse período pascal. Mas o que muitos não sabem é que esse período começa no domingo da ressureição e termina no domingo de Pentecostes (com duração de 50 dias) e nos prepara para receber o Espírito Santo prometido.

Para a data, diversos símbolos da Páscoa são dispostos pelos devotos, em homenagem a Jesus. Descubra o significado de cada um deles!

Significado dos símbolos da Páscoa
Coelho

Esse símbolo tão presente na Páscoa – e talvez o mais famoso – representa a fertilidade. Como o coelho é capaz de ter vários filhotinhos, essa sua característica remete à facilidade da Igreja em conseguir mais seguidores.

Cruz 

Um elemento muito precioso para os fiéis é a Cruz – afinal, foi nela que Jesus Cristo passou por grande dor e sofrimento, enquanto usava uma coroa de espinhos e tinha as mãos e os pés pregados. Ela é um símbolo de respeito e agradecimento ao sacrifício de Cristo pela humanidade.

Círio pascal

No Sábado de Aleluia, data que antecede a Páscoa, há uma tradição de deixar aceso o círio pascal para esperar o dia da ressurreição de Cristo. Essa vela significa “Cristo, a luz dos povos” e traz as letras Alfa e Ômega, simbolizando que “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Pão e vinho 

Há o costume de acontecer, durante a missa, a divisão do pão e do vinho entre os fiéis. Esses elementos representam, respectivamente, o corpo e o sangue de Jesus Cristo – algo que foi definido pelo próprio em sua última Ceia. O pão e o vinho são os símbolos do amor de Cristo pelos seus.

Cordeiro 

Com certeza você já ouviu alguém se referir a Cristo como o cordeiro de Deus – talvez até você já tenha falado isso em alguma oração, mesmo que sem perceber. Esse “apelido” refere-se ao sacrifício que Jesus Cristo fez na cruz para que a humanidade – que é o rebanho de Deus – pudesse ficar livre dos pecados.

Ovos de Páscoa

Ganhar um presente especial e que representa sorte na vida é maravilhoso. Se você também gosta disso, saiba que na Antiguidade havia o costume de usar ovos pintados para presentear as pessoas. Esses ovos significavam boa sorte e, por isso, esse costume foi adotado pela Igreja para esta época. Os famosos ovos de Páscoa são o símbolo do nascimento de Jesus.

Colomba Pascal

Quem não gosta de um docinho, não é? A colomba pascal é um prato muito famoso, que incrementa qualquer refeição deste período. Mas, você sabia que ela foi criada na Itália e que seu formato tradicional era de uma pomba? Ela tinha esse aspecto pois simboliza a paz de Cristo e a presença do Espírito Santo.

Palmeiras

Essa planta é muito utilizada como decoração nas igrejas, mas você também pode utiliza-la na sua casa – principalmente no domingo de Páscoa. Isso porque suas folhas representam um sinal de “boas-vindas” a Jesus Cristo.

Peixe

A maioria dos apóstolos foram pescadores em vida, então os peixes que vemos na época da Páscoa os representam. Além disso, não comer carne vermelha nesta data é uma forma de evitar os prazeres carnais e fazer um sacrifício por Jesus Cristo para se aproximar do amor de Deus. Substituir a carne vermelha é apenas um lembrete dos 40 dias de jejum que Cristo fez.

Sinos

A ressurreição de Jesus Cristo foi anunciada por meio do toque dos sinos. Portanto, durante a Páscoa é comum escutar o barulho dos sinos em homenagem ao milagre do Filho de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *