Balanço da pandemia de Covid-19 em Coromandel no mês de março
O Jornal de Coromandel, com acesso aos dados públicos fornecidos pela ASCOM sobre a crise pandêmica em Coromandel, elaborou um boletim detalhado que analisa a evolução dos casos de Covid-19 no município durante todo o mês de março.
Desta forma, este boletim, abrangido pela necessidade de documentar a evolução do coronavírus em Coromandel de forma comparativa, analisa o crescimento ou queda nos números de casos ativos, recuperados, número de óbitos e internações gerais constantes de 01/03 a 31/03 de 2021.
O período de referência para esse levantamento considera todos os dias do mês de março, incluindo, para sua análise, tanto os boletins diários quanto os de 72 horas da Prefeitura Municipal de Coromandel.
Casos confirmados e ativos em geral
No dia 1º de março de 2021, foram registrados 1524 casos positivos em Coromandel. Destes 1524 casos, 338 eram casos ativos, ou seja, 338 pessoas ainda apresentavam carga viral de Covid-19. O número de pacientes recuperados, no total, era de 1133 pessoas.
O número de casos ativos sofreu redução acelerada com o decorrer dos dias, até o dia 15 de março. Nesse período, o número de casos ativos caiu de 338 para 88 casos, uma redução de 250 casos em 15 dias.
A partir do dia 16 de março, a redução de casos se deu de forma mais lenta até o dia 24 de março, com média ponderada de 3 novos casos ativos e 6 recuperados por boletim. Nessa fase do mês, a cidade registrava 69 casos ativos da doença.
No dia 26 de março, Coromandel não registrou nenhum caso novo da doença. Do dia 27 a 29 de março, a cidade voltou a registrar novos casos, porém em proporção inferior ao número de casos recuperados. Nos dias 30 e 31, o registro de casos novos foi maior do que o de recuperados.
O último dia de março registrou um número de 1669 casos confirmados e 44 casos ativos da doença.
O gráfico abaixo apresenta a queda no número de casos ativos de Covid-19 em Coromandel no mês de março, com leve aumento nos dois últimos dias do mês.
Casos ativos e recuperados – média diária
O primeiro dia de março bateu a marca de 21 novos casos ativos na cidade. O número de pacientes recuperados foi de 68 pessoas, um número aproximadamente 323,8% maior que a média de infectados do mesmo dia.
Os dias seguintes marcaram um recuo do número de novos casos ativos e uma média satisfatória no número de curados. Em 17 de março, a cidade já registrava um total de 1483 pessoas recuperadas da Covid-19.
No dia 19 de março, o número de novos casos ativos voltou a superar o de recuperados, contabilizando 4 novas infecções e 3 curados. A partir do dia 20/03 até 29/03, entretanto, o número de infectados não voltou a superar o número de casos recuperados.
No dia 30 de março, o número de casos ativos foi 7, enquanto não houve nenhum recuperado na mesma data. No último dia do mês, a cidade registrou 03 novos casos e 02 recuperações. O gráfico abaixo mostra, em vermelho, a queda de novos casos com o decorrer dos dias e, em verde, o desempenho do número de recuperações. Houve leve aumento no número de casos ativos nos dias 30 e 31, em proporção maior que o número de recuperados nos mesmos dias.
Óbitos
Até o dia 1 de março, 53 coromandelenses haviam perdido suas vidas em razão da Covid-19 e suas complicações. Houve crescimento considerável de perdas até o dia 15 de março; a partir de então houve estagnação. O último dia do mês de março registrou duas novas mortes por coronavírus.
O boletim epidemiológico do dia 31/03 mostra que março fechou com um total acumulado de 74 mortes, contabilizados desde o início da pandemia.
Internações em enfermaria, UTIs e Hospital de Campanha
O mês de março começou registrando um acumulado de 30 internações em enfermaria e 13 internações em UTI. Tais números sofreram poucas alterações até o dia 05 de março.
O Hospital de Campanha do município começou seu funcionamento no fim de semana correspondente aos dias 06 e 07, aproximadamente. A partir do dia 08/03, o novo Hospital de Campanha registrou 7 internações. As enfermarias contabilizaram, no mesmo dia, 27 internações, além de 12 ocupações em UTI.
O número geral de internações apresentou decrescimento satisfatório a partir do dia 22 de março. Neste dia, as enfermarias registraram 09 internações, uma redução de 55% em relação ao boletim anterior, do dia 17/03. As internações em UTI contabilizaram 8 pacientes, e o Hospital de Campanha não contabilizou nenhum paciente internado na data referente.
No dia 29 de março, as enfermarias registraram um total de 8 internações. As UTIs perceberam redução drástica no número de pacientes, caindo para um total de 2 casos internados. O Hospital de Campanha manteve o número anterior de nenhum registro de internação por Covid-19 em suas dependências. O boletim de 31/03 fechou o mês de março com um total de 07 internações em enfermaria, 02 internações em UTI e 02 no Hospital de Campanha.
Confira, a seguir, a comparação entre os boletins epidemiológicos diários, relativos ao primeiro e último dia do mês de março.