APAE realiza cortes de árvores para acessibilidade dos usuários

No último dia 13, a pedido da direção da Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais – APAE de Coromandel, funcionários da Prefeitura Municipal de Coromandel realizaram o corte e retirada das árvores que ficavam na calçada da instituição.

A medida foi tomada visando garantir a acessibilidade de todo cidadão com mobilidade reduzida temporária ou permanentemente que transitam pelo local, já que as raízes das árvore haviam danificado a calçada.

É considerada pessoa com mobilidade reduzida aquela cujos movimentos são limitados de forma permanente (idosos, cadeirantes e portadores de deficiência física) ou temporária (usuários de muletas ou qualquer outro acessório de suporte para caminhada, mães com carrinhos de bebê).

Dessa forma, visando garantir o direito fundamental de ir e vir dessas pessoas, em especial daqueles assistidos pela APAE, a Diretora da instituição Edivane Magna dos Reis Silva, solicitou à Prefeitura Municipal que fizesse a intervenção e esclareceu em suas redes sociais que todas as ações e medidas adotadas pela diretoria da Associação visam garantir a inclusão e o bem-estar não apenas de seus usuários mas de toda comunidade. A Diretora reiterou ainda o compromisso da APAE em assegurar e dar o exemplo para a garantia dos direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A acessibilidade é um direito de todos, garantido às pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida através da Lei Federal 10.098 de 2000.

Acessibilidade é a qualidade do que é acessível, ou seja, é aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. Ela está ligada ao fornecimento de condições às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, para a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços públicos ou coletivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *