Atendimento na agência do INSS de Coromandel durante a pandemia do COVID-19.

O INSS suspendeu o atendimento presencial, no final de março, como medida de enfrentamento da pandemia do coronavírus. O Governo Federal anunciou, no dia 08 de julho, a retomada das atividades presenciais para o dia 03 de agosto.

A gerente do INSS de Coromandel, Cássia de Freitas Oliveira, presta alguns esclarecimentos sobre o atendimento na unidade de Coromandel.

A agência não abrirá no dia 03 de agosto. Foi feito um estudo pela administração central do INSS para analisar a viabilidade da reabertura das agências. Neste estudo foram considerados fatores como quantidade de servidores, EPI disponível, e no levantamento realizado a APS de Coromandel não foi incluída na lista das agências que serão abertas neste primeiro momento.

Ao fazer o levantamento, consideram como servidores aptos ao atendimento aqueles que não se encontram no grupo de risco e os que não se encontram legalmente afastados. Além de que, os servidores que estão dedicados exclusivamente na análise de benefícios e o gestor não entram na conta de servidores aptos ao atendimento.

A Gerência Executiva de Uberaba, que é a que estamos vinculados, num total de 14 agências apenas 7 irão abrir neste primeiro momento. Os critérios considerados para reabertura foram estabelecidos pela Diretoria Central do INSS. Não é uma decisão local.

Os segurados que precisarem solicitar auxílio doença com atestado médico deverão fazer a solicitação no site do INSS, e não precisarão de senha para requerer o benefício. Basta anexar os documentos pessoais e o atestado médico no site. O endereço eletrônico do instituto é: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

Ao acessar o site e solicitar o cadastro, o segurado deverá responder algumas perguntas como filiação, município de nascimento, vínculo empregatício e, ao final, é gerada uma senha, podendo também emitir a senha inicial no terminal eletrônico do banco onde tem conta. Se houver divergência de dados na hora de criar a senha, é só ligar no 135 e solicitar o serviço: “Atualização cadastral para emissão de senha do meu INSS”.

Nos casos em que houver dúvidas ou alguma dificuldade de acesso aos canais remotos do INSS, o instituto disponibilizou um número de telefone para que as pessoas possam buscar orientações: 3318-4097.

A agência conta com servidores trabalhando internamente que poderão dar algumas orientações.

O horário em que estarão disponíveis é de 7 às 13 horas e de 14 às 17 horas.

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