Prefeito de Patos de Minas divulga criação de barreiras sanitárias no município.
A partir da próxima segunda-feira (8), a Prefeitura de Patos de Minas vai adotar novas medidas de combate à Covid-19. A primeira ação, segundo o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves (DEM), será a criação de barreiras sanitárias na cidade.
As alterações foram decidas em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município e, além das barreiras sanitárias, o horário de funcionamento do comércio será estendido.
“Nós estaremos olhando a temperatura das pessoas, fazendo questionário, perguntando de onde a pessoa vem, se há casos de Covid-19 na família da pessoa. Vamos estudar a possibilidade de higienizar os veículos também”, explicou o prefeito.
Em relação à flexibilização do comércio, que atualmente é permitido funcionar das 12h30 às 18h30, o horário novo passará a ser das 8h às 18h. “A partir de segunda-feira vamos flexibilizar o comércio. A ação é para ver se dispersa mais, por ser um período mais longo e diminui aglomerações”, completou o prefeito.
O decreto que determina as alterações ainda será publicado. Outras medidas que constam nele são o uso obrigatório de máscara, além do fato de restaurantes poderem atender em ambientes internos até as 21h.
Algumas ações sociais também serão realizadas, como o início da campanha do agasalho, além de um projeto de banho para moradores em situação de rua e a distribuição de alimentos e itens de higiene e proteção.
Segundo o boletim diário divulgado nesta quarta-feira (3), a cidade conta com 97 casos confirmados de coronavírus e uma morte causada pela doença.
Funcionamento das barreiras sanitárias
Em relação às barreiras sanitárias, elas serão coladas nos principais pontos de entrada da cidade. Sendo eles:
- Avenida Juscelino Kubitschek;
- Avenida Marabá;
- Ponte do Rio Paranaíba, na Avenida Joaquim Fubá;
- Avenida Angra dos Reis;
- Avenida Afonso Queiroz.
Alguns deslocamentos serão permitidos, como do trabalho para a casa, para dar assistência à pessoas com deficiência, idosos e crianças, além daqueles que precisam participar de atos judiciais, os que exercem trabalho de imprensa, deslocamentos para os que já residem em Patos de Minas e demais deslocamentos relacionados às questões de saúde.