Maldição do campeão? Nas últimas cinco Copas, apenas Brasil não foi eliminado na 1ª fase após ser campeão




Nas últimas cinco edições de Copas do Mundo, apenas a seleção brasileira não sofreu o vexame de ser eliminado na primeira fase após ser campeão do mundo. A chamada ‘maldição do vencedor’ do Mundial atingiu, desta vez, a Alemanha, que conquistou a competição no Brasil, após aplicar deixar humilhados os anfitriões da época, mas acabou dando adeus à Copa da Rússia, nesta quarta.

A Alemanha se despediu do Mundial de seleções ao ser derrotada pela Coreia do Sul, por 2 a 0, com apenas três pontos conquistados dentre os nove possíveis de se alcançar nesta etapa inicial da competição.

Os alemães se juntam à Espanha, França e Itália, que fracassaram na primeira fase da edição da Copa do Mundo posterior aos respectivos títulos.

A Espanha protagonizou o fisco mais recente, ao ser eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo disputada no Brasil. La Roja saiu do Mundial com apenas três pontos – assim como a Alemanha nesta edição da Copa – com uma derrota humilhante para a Holanda, por 5 a 1, um fracasso diante do Chile (0-2) e um triunfo contra o ‘saco de pancadas’ da Austrália (3-0 para os espanhóis).

Não muito distante no tempo, temos o fracasso italiano, que após conquistar a Copa do Mundo de 2006, acabou deixando o Mundial de 2010 na primeira fase, com apenas dois pontos, empatando com com o Paraguai (1-1) e com a Nova Zelândia (1-1) e perdendo para a Eslováquia, por 3 a 1.

Anos antes, contudo, a França se deu mal na Copa do Mundo de 2002, quatro anos após protagonizar a polêmica final com o Brasil e levar a melhor, na própria terra. No Mundial disputado em dois países (Coréia do Sul e Japão), os franceses falharam contra Senegal (1-0) e Dinamarca (2-0) e apenas empataram com o Uruguai (0-0), deixando o torneio na primeira fase.

A única exceção entre os “campeões amaldiçoados” foi o Brasil, que em 2006 avançou até as quartas de final da Copa disputada na Alemanha, mas caiu diante da França, ao ser derrotado por 1 a 0. Entretanto, desde a conquista da Copa de 2002 (realizada na Coréia e no Japão), a seleção canarinho não chegou ao título e ainda foi massacrada pela Alemanha (7 a 1) na Copa 2014.

O passado condena

A seleção brasileira, contudo, já sofreu um vexame similar, mas há 52 anos. Após conquistar o bicampeonato mundial, o time comandado pelo técnico Feola foi muito mal na edição de 1966 e acabou eliminado na primeira fase, após perder para a Hungria e para Portugal (3 a 1 para ambos) e conquistar apenas uma vitória, sobre a Bulgária, por 2 a 0.



[ajax_load_more id=”5334071735″ container_type=”div” post_type=”post” sticky_posts=”true” posts_per_page=”7″ category=”copa-do-mundo” transition=”masonry” masonry_animation=”zoom-out” button_label=”Notícias da Copa” button_loading_label=”Carregando”]

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *