Artigo: O que é e para que serve a Psicanálise
Por Daniela Caetano, psicanalista*
A Psicanálise acredita que nossos comportamentos e sentimentos são regidos por desejos inconscientes. Sigmund Freud (1856-1939), criador da Psicanálise, era médico neurologista. Segundo ele, o inconsciente é a fonte de energias, desejos reprimidos e velhas lembranças.
Como o psicanalista trabalha?
A psicanálise trabalha por meio deste veículo: a linguagem íntima de cada sujeito. Linguagem de seus traumas, angústias, medos, inseguranças… E também a de seus sonhos e desejos.
O psicanalista utiliza-se da técnica da “associação livre” ou da hipnoterapia.
O psicanalista tem que ser médico ou psicólogo?
Freud, o criador e pai da Psicanálise, era médico, mas ele não condicionou a Psicanálise somente privativa de médicos ou de psicólogos.
Sendo assim, figuras essenciais na esfera psicanalítica como Anna Freud e Melanie Klein nem eram médicas nem psicólogas , esta última ,referência na psicanálise infantil, não tinha seguer formação universitária.
Porém é necessário que o psicanalista tenha conhecimento amplo dos principais autores psicanalistas, das técnicas e que tenha feito muitas horas de análise pessoal.
O que a psicanálise trata? Para quem é indicada?
A psicanálise é útil para o tratamento do sofrimento psíquico em geral (depressão, fobia, angústia, transtornos alimentares , compulsões, adições, pânico, etc).
A psicanálise é indicada a todos aquele que, além de desejar uma cura para o seu sofrimento, esteja disposto a refletir sobre sua história.
* Daniela Caetano é psicanalista (CRTH/BR 1671), membro do Conselho Internacional de Psicanálise e atende na Clinica N.Sra do Rosário
Pça. Dom Eduardo,173 – Centro – Coromandel (MG)
Fone: (34) 3841-1248