Dolina que surgiu em fazenda tem mais de 20 m de diâmetro e profundidade indeterminada
O buraco gigante que chamou a atenção de internautas e que trata-se, provavelmente, de uma dolina, tem cerca de 20 metros de diâmetro e já foi avaliada por especialistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de acordo com funcionários da Fazenda Santa Cruz e Conceição.
O Jornal de Coromandel esteve no local na tarde desta segunda-feira (13), juntamente com o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Sucupira, mas não pode se aproximar da dolina, porque a gerência da fazenda não liberou o acesso. O secretário foi ao local para avaliar e oferecer o apoio da Pasta para tentar determinar as causas do surgimento da cratera.
Segundo apurou a reportagem, o buraco surgiu no dia 6 de novembro e foi descoberto pelos funcionários da propriedade, que realizavam o plantio de soja na área.
O buraco teria um diâmetro de “mais de 20 metros”, o suficiente para engolir uma plantadeira, por exemplo. A profundidade ainda não foi determinada.
Na semana após o surgimento, pesquisadores da UFU teriam visitado a propriedade para coletar dados e avaliar as razões do acidente geológico.
Não tenho noção de algo semelhante,e vou pesquisar sobre o tema. Impressionante como a natureza pode produzir fenômenos raros e inesperados.
Na verdade não é tão raro. A dolina, neste caso provavelmente dolina de colapso pode ter se formado por conta da dissolução da rocha.
Aqui próximo de Brasília tem 2. O buraco das Araras e o buraco das andorinhas.
Onde fica o local da Dolina ?
Ludelmar,
a dolina está em uma fazenda privada no distrito de Alegre, em Coromandel (MG)
O que é uma Dolina, nunca vi esse termo antes, é muito assustador olhar essas imagens .
Dolina é a mulher do Dollynho….klkklk
Dolina é um termo usado para contrapor a uma Colina.
Colina é para cima e Dolina para baixo.
Domina é uma feição geológica que surge em ambientes com cavernas subterrâneas. Caso o teto da caverna venha a colapsar, uma depressão se forma na superfície. É uma feição geológica muito comum. Na hora que se está pousando no aeroporto de Confins, próximo de Belo Horizonte, é possível observar INÚMERAS colinas.
Dolinas são frequentes no município de Vazante-MG, próximo a Coromandel-MG, na área da mineradora Votorantim Metais e Zinco.
Não sei exatamente onde, mas a região de Alegre está assentada, conforme mapas da CPRM, sobre coberturas detríticas do cenozoico, tendo o substrato de rochas da formação Serra de Santa Helena do Grupo Bambuí. Ainda na região tem-se também a formação Serra do Garrote, que a semelhança do Grupo Bambuí ocorrem rochas carbonáticas. Realmente tudo leva a crer que seja uma dolina de abatimento por dissolução do CaCO3.
Vi comentário que a água do ribeirão próximo secou e pode ter sido drenado para a formação carbonática e aí provocado o abatimento. Acho que está muito mais relacionada a crise hídrica com baixa pluviometria dos últimos 4 anos e o reflexo de rebaixamento piezométrico do aquífero e consequente alívio pressão em cavernas.
Eu sou ambietalista e estou no Ceará precisamente em Juazeiro do norte.Aqui o Brasil não tem ideia do que é sugado do aqüífero.Sao milhares de fontes clandestinas que drenam diariamente milhões de metros cúbicos de água…O colapso é eminentemente e não demorará para haver uma catástrofe natural sem precedentes..o subsolo não vai aguentar este ritmo assustado.Prof e jornalista Eliseu joner
Dolina é a filha da Dilma
hahahahahahahahaha
Essas formações são até comuns em Coromandel. Inclusive é consenso que o Poço Verde advém de uma dolina que sofreu inundação. Segue o jogo…
oque eu acho engraçado são as fotos tantos meios para tirar fotos do buraco por exemplo com Drone poderiam tirar fotos melhores até mesmo de dentro do buraco…
Procurado na Fazenda, Henrique Meirelles declarou, na minha pasta, colina é quando a inflação deixa o governo com cara de tacho.
Dolina, o rombo da previdência, só que o buraco é mais em baixo.