População pode contribuir para reduzir criminalidade, avalia comandante da PM

Nos últimos meses, Coromandel registrou uma série de atividades criminosas incomuns, como o assalto à agência da Caixa, o roubo recente ao Posto Riacho, no qual um frentista foi baleado, e atos de vandalismo contra o comércio e veículos, e que aumentaram a sensação de insegurança da população, acostumada à tranquilidade do município.

Esse problema do aumento da criminalidade é avaliado constantemente pelo comando da 98ª Companhia de Polícia Militar, liderada pelo tenente Leonel da Silva Nunes, que vê na participação popular um trunfo para reduzir a atividade dos bandidos.

O comandante reconhece que têm ocorrido casos de grande repercussão em Coromandel, mas destaca que a corporação tem dado uma resposta rápida. “Uma sociedade sem crimes não existe. Temos aumento da criminalidade no Brasil inteiro, mas em Minas Gerais ainda se goza de um nível dentro do aceitável”, avalia.

Tenente Leonel Silva NunesDe acordo com Leonel, o Alto Paranaíba está em uma curva decrescente em relação aos crimes violentos e isso ocorre por meio das ações estratégicas e de inteligência da PM e com a contribuição da população.

O comandante cita como exemplo da participação da comunidade a prisão de um homem, na zona rural de Coromandel, nesta segunda-feira (21), durante as buscas aos assaltantes do posto. “Recebemos uma denúncia anônima de que um cidadão estava com duas armas de fogo, uma espingarda e um revólver, e efetuamos a prisão e a apreensão dos armamentos”.

O tenente ressalta que a comunidade pode acionar a PM pelo telefone 190 sempre que notar algo incomum. “Está em casa e ouviu algum barulho estranho no vizinho, ligue para nós que uma viatura, estando disponível, irá atender a ocorrência”.

Câmeras de Monitoramento

Os equipamentos de videomonitoramento instalados em comércios e residências têm contribuído para a luta contra o crime. Imagens ajudaram a PM a prender dois envolvidos em um ato de vandalismo contra lojas e veículos, no início do ano, e podem ajudar nas investigações do roubo à agência bancária.

Também foram imagens de câmeras de segurança que permitiram à PM prender rapidamente os quatro envolvidos no assalto ao Posto Riacho. “A partir da visualização dessas imagens, conseguimos identificar que os autores eram de Coromandel e iniciamos o rastreamento para localizá-los”.

O tenente Leonel destaca que investimento nesse tipo de equipamento pode contribuir para a diminuição da criminalidade, mas ressalta a necessidade de optar por câmeras com boa resolução. “É muito frequente que imagens não tenham qualidade adequada e nós não conseguirmos nem identificar modelos e marca de carro. Se a população puder investir mais, é importante primar pela qualidade”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *