Microrregião de Patrocínio e Monte Carmelo avança para a fase amarela do Programa Minas Consciente; medida atinge Coromandel
O Governo de Minas Gerais divulgou, na última quinta-feira (22), o avanço da microrregião de Patrocínio e Monte Carmelo para a fase amarela do Programa “Minas Consciente”. A medida é reflexo da redução constante no número de infecções, internações e óbitos por covid-19 na região. A classificação é válida pelo período de 01 semana até que o Comitê Estadual realize nova reunião para avaliar o progresso das cidades na baixa de número de novos casos e internações, e começou a valer a partir de sábado (24).
A microrregião de Patrocínio e Monte Carmelo é composta pelos municípios de Abadia dos Dourados, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Patrocínio, Romaria e Serra do Salitre. Como as macrorregiões do Triângulo Norte e Noroeste Mineiro continuam na Fase Vermelha (mais rígida), as prefeituras municipais da microrregião de Patrocínio e Monte Carmelo têm autonomia para decidir qual das duas ondas adotar.
A Onda Amarela permite o funcionamento de todas as atividades, inclusive as não essenciais. O distanciamento mínimo exigido entre as pessoas também diminui, de 03 metros (Fase Vermelha) para 1,5 metros (Fase Amarela). A ocupação máxima de pessoas em estabelecimentos e eventos também é expandida, passando de 30 pessoas (Fase Vermelha) para 100 pessoas. O limite de ocupação pública em certos locais, como hotéis e atrativos culturais ou naturais, que seria de 50% da lotação máxima (Fase Vermelha) aumenta para 75% (Fase Amarela).