Patrocínio ultrapassa 800 casos de dengue e investiga suspeita de zika

Dados da Secretária de Saúde de Patrocínio mostram um aumento alarmante das notificações de suspeita de dengue no município. De uma semana para outra, houve 30% mais ocorrências registradas. A cidade ainda tem que lidar com o possível surgimento do Zika Vírus.

Divulgado nesta segunda (28), o Boletim Epidemiológico traz dados coletados entre os dias 12 e 19 de março e mostram que Patrocínio registrou 804 notificações de suspeita de dengue neste ano. Até a semana anterior, o número era de 601 registros.

O dado mais preocupante é o que aponta para o nível de transmissão da doença. O município tem a taxa considerada “alta”, com 504 casos por cada 100 mil habitantes.

A região central é disparada a que mais apresentou possíveis casos de dengue. Foram 102 notificações. Os bairros Santo Antônio (62), Enéas Aguiar (60), SantaTerezinha (53), Morada Nova (49), Márcia Brandão (41), Boa Esperança (40) e Martinha (40) mostram alto nível de propagação do vírus.

Neste ano, Patrocínio já registrou uma morte por causa da dengue.

Outra preocupação é o aparecimento de casos de zika vírus. Quatro casos foram notificados, incluindo o de uma mulher gestante. O caso segue em investigação.

“Clinicamente, estes pacientes apresentaram sinais e sintomas que se enquadram nos critérios de notificação [do zika vírus], que passou a ser universal e não mais apenas em gestantes e em crianças com microcefalias”, revela o Boletim.

O zika vírus é apontado como uma das possíveis causas para a explosão de casos de nascimento de bebês com microcefalia no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *