Espetáculo “Abel Ferreira na Sinfonia do Choro” encanta Coromandel.
A história do grande clarinetista e saxofonista Abel Ferreira ganha os palcos de Coromandel no espetáculo “Abel Ferreira: Na Sinfonia do Choro”, produzido pela Cia Traquitana. A montagem contou com a participação de alunos da comunidade, formados a partir das oficinas de teatro realizadas em janeiro e fevereiro de 2025. O projeto teve o incentivo da Lei Aldir Blanc e foi realizado pela Prefeitura de Coromandel.
O público pode prestigiar a peça nos dias 22 de fevereiro, às 20h, e 23 de fevereiro, às 18h e 20h, na Casa da Cultura. Com entrada franca, e para contribuir com a iniciativa, os organizadores sugeriram a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a Instituição Mães e Filhos de Anjos.
Com dramaturgia assinada por Tiago Pimentel, o espetáculo tem coordenação pedagógica e produção de Ana Victória Pimentel e direção de Thiago di Guerra. A peça retrata a trajetória de Abel Ferreira, desde sua infância em Coromandel até sua consagração como um dos grandes nomes do choro no Brasil, com uma narrativa que mistura música, emoção e humor
Nascido em Coromandel, Minas Gerais, Abel trilhou um caminho de paixão pela música, começando ainda menino, aprendendo de ouvido e encantando a todos com seu talento. A peça se passa em meio aos anos turbulentos da Revolução de 1930, mostrando como o choro – esse ritmo genuinamente brasileiro – se tornou uma forma de resistência e expressão do povo. Entre notas de clarinete e batuques animados, acompanhamos a ascensão de Abel, desde suas primeiras apresentações no coreto da cidade até sua estreia no rádio, conquistando os palcos e corações. Sua trajetória atravessa o tempo, recriando cassinos, festejos e bailes que marcaram sua jornada pelos mais diversos cenários do Brasil, onde esteve em contato com grandes nomes da música brasileira e internacional.
Com personagens cativantes, cenas cheias de gingado e um repertório impecável de chorinhos inesquecíveis, “Abel Ferreira: Na Sinfonia do Choro” é uma celebração à música, ao talento e à riqueza da cultura brasileira.
