Faleceu a cantora Vânia Ferreira, filha de Abel Ferreira e irmã do Maestro Leonardo Bruno
A cantora Vânia Ferreira faleceu na manhã desta sexta-feira (9) no Rio de Janeiro. Desde a infância, Vânia foi incentivada pela convivência com músicos amigos de seu pai, o clarinetista coromandelense Abel Ferreira. Aos três anos, a família se mudou para o Rio de Janeiro, onde Vânia construiu sua trajetória artística e acadêmica.
Formada em Filosofia e com um título de Mestre em Educação, Vânia dividiu sua carreira entre a música e o magistério. Reconhecida por sua expressão única no canto brasileiro, segundo o compositor Nei Lopes, Vânia se destacou pela sua capacidade de cantar o Brasil sem sotaque.
Seu trabalho musical incluiu a interpretação de faixas no LP “Acariciando”, lançado por seu pai na década de 1970, e a participação no álbum “Super Paradão Nacional” (1974), onde cantou “De amor eu morrerei”, de Dominguinhos e Anastácia. Em 1977, no disco “Abel Ferreira e Filhos”, ela gravou em dueto com seu irmão, o maestro Leonardo Bruno, as músicas “Acariciando” e “A casa da serra”.
Vânia também fez diversas apresentações em salas de espetáculos, teatros e universidades, sempre acompanhada por renomados músicos como Chiquito Braga, Conjunto Nó em Pingo D’Água, e muitos outros. Participou de festivais promovidos por TV Globo e TV Tupi, além de programas de TV, incluindo um especial em homenagem a Lamartine Babo.
Além de sua carreira solo, Vânia contribuiu como vocalista e em jingles para discos de artistas como Maria Creusa, Beth Carvalho, Marcos Vale, e outros. Seu legado musical e educacional será lembrado por muitos.