Alerta para escorpiões em Coromandel
A Vigilância Epidemiológica do município, recebe o ano inteiro notificações sobre encontros com escorpiões em residências. No entanto, nos meses de agosto e setembro este perigoso animal peçonhento se reproduz e, consequentemente são os meses em que a Vigilância recebe mais notificações sobre suas aparições. E, pior, época em que aumentam os casos de pessoas picadas por escorpiões.
Fernando Santos Costa, Coordenador de Endemias da Prefeitura, alerta á população quanto ao habitat desses animais, “lugares escuros como entulho, madeira acumulada, e principalmente onde existem o alimento principal dos escorpiões que são as baratas.” Segundo ele os casos aqui em Coromandel eram de 44 acidentes com esses animais até junho, porém na última semana houveram mais 4 casos aqui no município.
O que fazer se encontrar escorpiões em casa
“Quando encontrar esses animais ligar para o setor de Endemias da Prefeitura que é o 3841-1010 que iremos até o local para realizar a captura do animal e fazer a varredura garantindo que não haja mais nenhum no local. Caso venha a ser vítima de um acidente a pessoa deverá procurar uma unidade de atendimento médico, imediatamente para tratamento. Não é necessário levar o animal capturado visto que o soro para o veneno desses animais não depende da espécie.”