Última semana de julho terá umidade do ar parecida com a de deserto em cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
O Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba encerram o mês de julho com semana de sol, sem chuvas e permanência de ar seco. Este cenário já vem sendo registrado nas regiões durante as últimas semanas e climatologistas afirmam que deve se manter em agosto. A previsão é de que, desta segunda-feira (25) à domingo (31), os termômetros variem entre 16°C e 31°C.
Segundo Ruibran dos Reis, climatologista do Climatempo, a massa de ar seco presente no Estado continua fazendo um bloqueio à entrada de novas frentes frias, mantendo a baixa umidade relativa do ar e a temperatura estável.
Ar seco
Segundo o climatologista, também é comum que a região tenha sequência de vários dias com o ar seco, como registrados atualmente. À tarde, podem chegar a marcar entre 12% e 15%. “Nível de deserto“, afirma Ruibran.
“O ar seco, nesta época do ano, é comum. Principalmente na segunda quinzena do mês de julho e a primeira de agosto“, explicou Ruibran.
Agosto
climatologistas, que informaram que a previsão para o próximo mês para a região é que a massa de ar seco siga atuando. Ou seja, o sol e o calor devem continuar predominando e as temperaturas se mantêm estáveis.
Quanto à umidade relativa do ar, a climatologista Alcione Wagner informou que o próximo mês deve registrar uma melhora nos níveis apenas na primeira semana, mas logo retorna o ar seco, que predomina.
“Os meses de julho e agosto são os meses que apresentam os piores índices na região. Os modelos ainda indicam a possibilidade de que a situação se mantenha até setembro“, completou Ruibran.
Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Imagem: Google Street View