Rede Pública de Ensino retorna às aulas presenciais em Coromandel após recesso escolar
Desde a última terça-feira (03), os alunos da rede pública de ensino estão retornando às aulas de forma presencial no estado de Minas Gerais. A retomada foi marcada pela volta de turmas dos anos iniciais – 1º ao 5º ano -, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e também do 3º ano do Ensino Médio. A medida foi autorizada para ser adotada em todos os municípios que se encontrarem na Onda Amarela ou Verde do “Programa Minas Consciente”, do governo estadual.
Agora, de forma a ampliar o plano de retorno às atividades escolares de forma presencial ou híbrida, a Secretaria Estadual de Educação autorizou para o próximo dia 09 (segunda-feira), a adesão das turmas de 8º ano do Fundamental e 2º ano do Ensino Médio para compor as salas de aula das escolas municipais e estaduais.
O diretor da Escola Estadual “Joaquim Botelho”, Edney Willian de Miranda, explica como ocorrerá o retorno dessas novas turmas no dia 09.
“Nós recebemos, na quarta-feira, o comunicado de que mais dois anos escolares (oitavo ano do Ensino Fundamental e segundo ano do Ensino Médio) também retornarão a partir de segunda-feira, dia 09. Nós nos reunimos com os professores, de forma antecipada, para realizar a capacitação da escola, com observância dos protocolos de segurança para que, a partir do dia 09, a escola possa receber os alunos”.
O diretor também salienta que, neste período de pandemia, a família possui o direito de escolha entre manter os estudos de forma remota ou presencial, mas que a escola está preparada para manter a segurança dos estudantes contra riscos de contágio de covid-19.
“Entre as regras de retomada das aulas presenciais, está o uso obrigatório de máscara, higienização do espaço escolar e adequação da quantidade de alunos por sala, já que há um limite de 12 alunos por turma. É uma regra geral, que segue o protocolo da rede estadual de ensino, e uma retomada segura e com visão de maior segurança no retorno às aulas presenciais”.