O Inverno Chegou
A estação mais fria do ano teve início na segunda-feira (21/06/2021) e com ela a preocupação com o aumento da incidência de doenças respiratórias, inclusive a Covid-19.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para um possível agravamento da pandemia nas próximas semanas. Segundo a entidade, o quadro da pandemia no Brasil permanece bastante crítico, com a manutenção de um platô elevado de transmissão do vírus.
Mudanças bruscas de temperatura, a circulação dos vírus respiratórios e a redução do distanciamento – tendo em vista que com o frio as pessoas ficam mais em ambientes fechados – contribuem para a maior incidência das doenças respiratórias no inverno.
Em caso de febre persistente, prostração, falta de ar, dor no peito e tosse, a recomendação é procurar uma unidade básica de saúde.
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada por agentes virais dos tipos A, B, C e D. O tipo A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.
Por isso, é fundamental que as pessoas que tiverem algum sintoma, procure uma unidade de Saúde o quanto antes. Para já começar o tratamento.