1º de Maio: colunista Dr. Lucas Guirra comenta sobre o Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo. O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.

Esta data representa o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.

Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.

O advogado Dr. Lucas Guirra, que também é colunista do Jornal de Coromandel, comenta sobre a data.

1º de Maio – Dia do Trabalho: O que comemorar?

Neste 1º de maio comemoramos mais um dia do trabalho, dedicado a todos que de alguma forma labutam para seu sustento e o de sua família, sendo certo que este dia especial, representa no mínimo, a grande importância do trabalho e do trabalhador para o país. Infelizmente nesse ano menos pessoas comemorarão o dia do trabalho, isso porque, o desemprego foi crescente, acentuado pelos efeitos da pandemia, em que em razão do comércio fechado, várias empresas foram obrigadas a demitir os trabalhadores. Nunca antes tantos empregos foram encerrados em um mesmo período, trazendo à realidade de muitos um cenário que beira o desespero, onde famílias ficaram sem o que comer, não conseguindo suprir sequer suas necessidades básicas, levando algumas pessoas novamente a viver abaixo da linha da pobreza. O COVID-19 ainda se mantém como forte ameaça à regularidade de ofertas de emprego e mesmo na manutenção dos já existentes, se tornando pesadelo de muitos que dependem da renda geralmente de um salário mínimo para sustentar uma família inteira. Novamente cabe a nós pontuar e lembrar da importância da conscientização de todos quanto às medidas de prevenção e controle do COVID-19, possibilitando empresas se manterem em atividade, pois essas empresas que geram o trabalho e por consequência a renda que mantém a economia de pé. Assim, fica o apelo para que todos cumpram com sua parte, auxiliando no equilíbrio entre saúde pública e economia, garantindo à nossa população a oportunidade trabalhar, de ter renda e de viver dignamente, o que embora no atual panorama não seria suficiente para comemorar esta importante data, mas serve ao menos como acalento e esperança de dias melhores.

Dr. Lucas Guirra – Advogado (Texto publicado em consonância com o disposto nos artigos 40, inciso V, e 41, ambos do CED/OAB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *