Governo Federal prevê pagamento antecipado do 13º salário de aposentados no fim de maio
O Governo Federal, através de seu secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, anunciou nesta quarta-feira (28) sobre as expectativas de realizar, já no fim do mês de maio, o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A antecipação já era defendida pelo governo, que aguardava a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei Orçamentária de 2021. O montante destinado aos pagamentos, que visam diminuir os efeitos causados pela covid-19 na economia, é de um total de R$ 56 bilhões, beneficiando cerca de 31 milhões de brasileiros assistidos pelo INSS.
O Ministério da Economia já finalizou o decreto que autoriza o pagamento do 13º salário antecipado. A previsão é de que este decreto seja publicado nesta sexta-feira (30). A partir de então, será possível processar a folha de pagamentos dos segurados do INSS a tempo dos pagamentos começarem em maio. Além disso, há a expectativa de que o pagamento da segunda parcela do 13º salário seja realizado já no mês de junho.