2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude é instalada na Comarca de Coromandel
Governador Romeu Zema e o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Gilson Soares, participaram do evento
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, instalou no último dia 18 de dezembro, a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Coromandel. A solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema.
Na primeira visita oficial à sua cidade natal, desde a posse no comando do Judiciário mineiro, o desembargador Gilson Lemes disse que estava emocionado em retornar, agora como presidente do TJMG, a Coromandel onde viveu até a adolescência. Ele foi recebido pela diretora do foro, juíza Fernanda Mendonça Silva Terra, no Fórum José Ribeiro Pena.
Também participaram da solenidade, dentre várias outras autoridades e convidados, o Promotor de Justiça da Comarca de Coromandel, Dr. Roberto Carlos de Oliveira Júnior; Juiza de Direito coromandelense Maria Luisa Santana Assunção; a deputada federal Greyce de Queiroz Elias; a prefeita de Coromandel Dione Maria Peres; o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus; o vereador e prefeito eleito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira; o prefeito de Abadia dos Dourados, Wanderlei Lemes e a presidente da 141ª Subseção da OAB/MG, Dra. Flávia Araújo.
Benção
O início da cerimônia foi marcado pela benção das novas instalações da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, pelo padre Sebastião dos Reis, da Paróquia Santana.
O presidente descerrou a placa alusiva à instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, ao lado do governador Romeu Zema e da diretora do foro de Coromandel. Em seguida assinou a ata de criação da nova vara.
Homenagens
O presidente Gilson Soares Lemes entregou o pin comemorativo do “Servidor 30 anos”, a Marcelo Dias Ferreira pela dedicação à prestação jurisdicional na comarca de Coromandel.
Em seguida o presidente do TJMG foi homenageado com a Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Coromandel entregue pelo vereador Fernando Breno, que representou o presidente da Câmara vereador Dario Machado da Rocha.
O desembargador Gilson Lemes também foi homenageado pela diretora do foro juíza Fernanda Mendonça Silva Terra e pela prefeita Dione Maria Peres com placas de agradecimento. “É uma grande honra para a nossa Coromandel ter um filho da terra no cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Você, presidente Gilson, nos orgulha muito e desejamos sucesso à sua gestão”, disse a prefeita.
Celeridade
O governador Romeu Zema disse que essa era a primeira vez que visitava a cidade como chefe do Poder Executivo do Estado. “Estou aqui em um momento especial, com a criação da 2ª Vara que vai dar celeridade nos processos. É bom salientar que o Tribunal de Justiça tem investido na digitalização e na automação para que a justiça em Minas Gerais seja mais célere e mais justa”, frisou o governador.
A diretora do foro de Coromandel, juíza Fernanda Terra, agradeceu o presidente Gilson Lemes pelo olhar atento que sempre teve com a sua cidade natal. “Ele sempre ajudou a comarca com recursos humanos e físicos e, agora, a nova vara, que chega em boa hora, trará impacto na prestação jurisdicional”, disse.
Mais qualificação
A atual Vara Única de Coromandel, a partir de hoje, passa a ter a denominação de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. As ações cíveis e criminais serão distribuídas equitativamente entre as duas varas, que ganham especializações, o que trará mais qualificação aos trabalhos. A 1ª Vara recebe os processos e as ações de execução penal. A 2ª Vara recebe os feitos relativos à infância e à juventude.
Justiça mais rápida
Segundo o vereador e prefeito eleito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira “esta é uma luta que durou mais de 15 anos. Acreditamos que com certeza vai atender aos advogados e cidadãos coromandelense e abadienses que precisam de uma justiça mais séria para resolver suas questões”.
Dia Histórico
Para Dra. Flávia Araújo, presidente da Subseção da OAB/MG “este é um dia histórico para toda a população de Coromandel e Abadia dos dos Dourados.Vai haver uma divisão da quantidade de processos que serão distribuídos pois o acervo é muito grande para uma única vara”.
Prestação jurisdicional
A expansão demográfica do município de Coromandel fez com que o número de processos chegassem ao patamar de 13 mil, inviáveis para tramitarem somente em uma única vara.
Dr. Gilson Soares, explica que “o Poder Judiciário, a quem cabe a nobre missão de distribuir Justiça, tem a responsabilidade de, com os recursos possíveis, e mesmo num cenário de dificuldades financeiras, estabelecer, com responsabilidade, ações que possam contribuir para modernizar e racionalizar os trabalhos. É o que buscamos fazer aqui: entregar ao cidadão coromandelense uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz”.
Fazem parte da comarca os municípios de Coromandel e de Abadia dos Dourados, além dos distritos de Alegre, Lagamar dos Coqueiros, Mateiro, Pântano de Santa Cruz e Santa Rosa dos Dourados.