Especialista explica fenômeno registrado no céu de cidades do Alto Paranaíba
Um brilho no visto no céu, na madrugada desta sexta-feira (8), chamou a atenção de moradores de cidades do Alto Paranaíba. O físico e mestre em astronomia, Luiz André Lima, de Patos de Minas explicou sobre o fenômeno.
De acordo com ele, o fenômeno foi causado por um objeto, possivelmente um meteoro, que entrou na atmosfera terrestre.
“Foi um objeto de maior magnitude, que entrou na atmosfera terrestre, e com o atrito com o ar gerou esse brilho no céu”, explicou Lima.
Ainda segundo o físico, a análise de imagens de câmeras apontou que o brilho no céu começou quando objeto estava entre 50 e 60 km acima do solo.
“Em análise, especialistas chegaram à conclusão que o fenômeno foi visto em cidades do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O estudo geométrico da matemática constatou que a rota do objeto foi da região sul para a região sudeste do Brasil”, acrescentou o especialista.
Fenômeno é visto no céu de cidades do Alto Paranaíba, em Minas Gerais
Lima afirmou também, que o ponto de maior brilho do objeto ocorreu próximo a cidade de Tiros e o estrondo causado pelo deslocamento do ar causou tremores de portas, janelas e telhados.
“Pela análise das imagens, sabemos que sob o céu de Patos de Minas, o evento estava no seu final, mas não houve, ainda, a comprovação de que fragmentos do meteoro chegaram ao chão”, completou.
Fonte: Patos Hoje