Autoridades prestigiam visita do embaixador de Israel a Monte Carmelo
Autoridades coromandelenses e da região acompanharam nesta quinta-feira (13) a visita do embaixador de Israel, Yossi Shelley, a Monte Carmelo, onde foi aberto um importante canal de comunicação, que pode viabilizar intercâmbios culturais e comerciais entre os israelenses e as cidades do Alto Paranaíba.
Estiveram presentes no evento, realizado no Anfiteatro da Fucamp, a prefeita Dione Peres, o vice-prefeito Juninho Nacif, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Breno, e empreendedores de Coromandel, além de prefeitos e vereadores de cidades vizinhas.
Na ocasião, o diretor da Fucamp, professor Guilherme Ghelli, apresentou o Plano Estratégico do Coração do Cerrado e solicitou o apoio da Embaixada para viabilizar parcerias com instituições de ensino de Israel, visando fomentar o empreendedorismo e a inovação na região.
O professor Bruno Sergio Vieira, representando a UFU em Monte Carmelo, apresentou o projeto do Centro Tecnológico Agrícola e Ambiental do Cerrado Mineiro (CTAACM), em busca de parcerias para a realização de ações de inovação no Agronegócio.
O prefeito de Monte Carmelo, Saulo Faleiros, também abriu as portas do município aos investimentos de Israel.
Visita Inédita
A vinda de Yossi Shelley foi um marco na história regional. Foi a primeira vez que um alto representante de uma nação importante visitou alguma cidade da região.
A passagem do embaixador foi motivada, inicialmente, por uma cortesia, em reconhecimento pela homenagem feita pela Câmara de Vereadores de Monte Carmelo ao Estado de Israel.
Negócios entre Israel e Coromandel
Apesar de não ter recebido a visita de Yossi Shelley, por questões de agenda, Coromandel também possui uma relação importante com Israel. Empresários daquele país já investem e preveem injetar ainda mais recursos no município, em negócios na área de mineração.
Aproveitando a oportunidade da visita e o potencial de ampliação das relações entre a cidade e Israel, o presidente da Câmara, Fernando Breno, entregou ao embaixador um pendrive com informações estratégicas do município.
Importância de Israel para o Brasil
O Estado de Israel teve sua importância para a economia brasileira ampliada com a chegada de Jair Bolsonaro à presidência.
Com relações mais amistosas, buscou-se atrair investimentos para o Brasil, que podem resultar em mais empregos e renda para cidades como Coromandel e Monte Carmelo.
Israel é referência em tecnologia e inovação em áreas importantes para a economia regional, como o Agronegócio, especialmente em irrigação, além de hospedar um polo criativo que gerou startups de sucesso, como Waze e Uber.