PROCON ORIENTA OS CONSUMIDORES COMO IR ÀS COMPRAS DE FORMA CONSCIENTE DURANTE PERÍODO DA BLACK FRIDAY
Está chegando a Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos consumidores. É comemorado anualmente na 4ª sexta-feira do mês de novembro e que este ano ocorrerá no dia 23. Vale lembrar ainda que para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, é importante que o consumidor fique atento, desde já, aos preços dos produtos que pretende comprar.
O PROCON de Coromandel, através da Advogada e Assessora do órgão, Daniany Araújo, recomenda que na compra feita pela internet os consumidores procurem a identificação da loja, o que abrange razão social, CNPJ, endereço e canais de contatos, uma vez que a localização da empresa se torna fundamental caso ocorra algum problema. Se não encontrar tais informações, é aconselhado que escolha outro local para aproveitar a Black Friday. Pesquisar se os dados informados são reais e tomar cuidado com ofertas recebidas por e-mail também são formas de evitar prejuízos futuros. Outro fator relevante a se atentar é a forma como os sites exibem seus contatos, sendo duvidosos aqueles que deixam somente um telefone celular ou e-mail gratuito.
Ressalte-se que as transações online também não devem ser feitas em computadores desconhecidos, como os de LAN houses, máquinas ou redes públicas, já que podem não estar adequadamente protegidos. Recomenda-se imprimir ou salvar todos os documentos (telas) que comprovem a compra e confirmem o pedido, como por exemplo, comprovante de pagamento, contrato e anúncios.
Orçamento, pesquisa de preço e frete
É importante destacar que o ideal é definir uma quantia máxima que pretende gastar, não comprometendo mais de 30% dos rendimentos com dívidas, prestações, financiamentos ou parcelamentos. Sendo assim, verificar os preços antecipadamente é uma boa opção. Observar o produto atentamente, ler a descrição e compará-lo com outras marcas pode evidenciar se ele irá ou não suprir sua demanda. Tomar cuidado com o preço do frete que é outra medida essencial. Desse modo, verifique o preço antes de adquirir o item, e se o considerar abusivo, denuncie.
Direitos
O comprador deve se lembrar de que o fato de estar comprando em liquidação não elimina seus direitos.
Veja abaixo alguns direitos do consumidor para garantir uma boa compra:
- Se a empresa prometeu desconto em determinados itens, deverá cumpri-lo, conforme veiculado;
- O Código de Defesa do Consumidor define o prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da verificação. A queixa pode ser feita conforme as predileções do consumidor, para o próprio comerciante ou para o fabricante;
- Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais;
- Na hora da entrega do produto, o comprador só deve assinar o documento de recebimento depois de examiná-lo. As irregularidades na mercadoria devem ser relacionadas como justificativas para o não recebimento;
- O prazo de desistência para compras feitas por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou internet, ou seja, fora do estabelecimento comercial, é de 07 (sete) dias, valendo a partir da aquisição do mesmo ou de seu recebimento.
Confira as dicas do PROCON Municipal de Coromandel:
1) É importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra dias antes da Black Friday, para comparar a possível variação de preços;
2) Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar pelo impulso e adquirir apenas o que realmente precisa;
3) As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais;
4) Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;
5) Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;
Em caso de dúvidas ou reclamações, o PROCON Municipal de Coromandel informa que sua sede está situada à Rua Dr. Rubens de Castro, 93, Centro, com novo horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 12h às 18 horas, e o telefone de contato é o (34) 3841-3756.