Copa de 2026 será realizada em três países e terá nova fórmula de disputa
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira (13) que a Copa do Mundo de 2026 será disputada em três países e terá uma nova fórmula de disputa, com mais seleções e jogos.
A Copa 2026 será organizada simultaneamente por Canadá, Estados Unidos e México e terá 48 seleções competindo pelo título.
O trio de países americanos foi escolhido para sediar a Copa em eleição realizada nesta quarta, na qual competiam com Marrocos pelo direito de organizar o torneio.
Mais Seleções
Além da inédita divisão da competição entre três países, a Copa do Mundo 2026 será a primeira a contar com 48 seleções. Serão 46 vagas em disputadas através das competições eliminatórias e duas por meio de um torneio de repescagem.
Com a quantidade aumentada de 32 para 46 vagas na Copa, a Europa contará com 16 times na disputa, a África com nove, a Ásia com oito, a América do Sul com seis, as Américas do Norte e Central também com seis e a Oceania com uma seleção, através das Eliminatórias.
As duas vagas remanescentes serão disputadas por seleções de seis continentes (a Europa ficou de fora), em um mini torneio de repescagem.
Mais Jogos e Nova Fórmula
Com o aumento de 50% no número de seleções na disputa pelo título, a Fifa alterou o formato de competição.
A partir da Copa de 2026, a seleções serão divididas em 16 grupos, com três equipes por chave. Atualmente, o Mundial conta com oito grupos de quatro times.
Mesmo com o aumento de equipes e jogos, a Fifa prevê a realização da Copa do Mundo de 2026 em apenas 32 dias.
Pelo novo regulamento, avançam para a fase de 16 avos de final as 32 seleções melhores colocadas em cada grupo, prosseguindo depois para as oitavas de final, quartas, semi e final.
[ajax_load_more id=”5334071735″ container_type=”div” post_type=”post” sticky_posts=”true” posts_per_page=”7″ category=”copa-do-mundo” transition=”masonry” masonry_animation=”zoom-out” button_label=”Notícias da Copa” button_loading_label=”Carregando”]