Uberlândia terá ações educacionais contra jogo “baleia azul”
Devido às situações de risco na internet que têm envolvido a saúde e a vida de crianças e adolescentes, como o jogo ‘Baleia Azul’, a Prefeitura de Uberlândia promoverá uma ação conjunta entre as secretarias municipais para alertar sobre assunto e dar suporte às famílias. A primeira iniciativa será uma orientação aos diretores das escolas municipais às 13h30 desta segunda-feira (24), no auditório do Centro Administrativo.
Um cronograma de ações será montado ainda nesta semana para capacitar pedagogos e integrantes das equipes multidisciplinares dos Naicas e Casas da Família (Cras). O objetivo é que esses profissionais multipliquem as orientações nas escolas e em outros equipamentos sociais para detectar problemas comportamentais que tornem crianças e adolescentes vulneráveis a esses riscos do ambiente virtual.
Palestras sobre o tema serão feitas para que os alunos e beneficiados entendam os impactos e implicações que estas situações trazem ao ambiente familiar e escolar.
A ação conjunta prevê ainda suporte da rede municipal de saúde aos possíveis casos identificados. Nessas situações, a vítima receberá acompanhamento psicológico e psiquiátrico disponibilizado pelo Programa de Saúde Mental da prefeitura.
* Da assessoria de comunicação