Vacinas contra Febre Amarela estão disponíveis nos postos de Saúde de Patos de Minas

Quem mora ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata deve se imunizar contra a Febre Amarela. A orientação do Ministério da Saúde se justifica porque a doença tem maior número de casos nos meses de dezembro a maio e a transmissão é considerada possível em grande parte do Brasil. A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. Em 2016, foram enviadas aos estados mais de 16 milhões de doses. Patos de Minas ainda não recebeu as doses enviadas pelo Estado, porém, a vacinação faz parte da rotina dos postos e pode ser encontrada por quem quer se prevenir.

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença. Todos os estados, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão abastecidos com a vacina contra febre amarela e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendada.

O vírus da febre amarela se mantém naturalmente num ciclo silvestre de transmissão, que envolve primatas não humanos (hospedeiros animais) e mosquitos silvestres. O Ministério da saúde realiza a vigilância de epizootias (doenças que atacam animais) desde 1999, com o objetivo de antecipar a ocorrência da doença. Assim é possível fazer a intervenção oportuna para evitar casos humanos, por meio da vacinação das pessoas e também evitar a urbanização da doença por meio do controle de vetores nas cidades.

No último mês de dezembro foi registrado um óbito por febre amarela, no município de Ribeirão Preto no estado de São Paulo. O caso foi acompanhado pelo Ministério da Saúde que verificou que a pessoa morava próxima à área de mata e, consequentemente, de recomendação da vacina.

De acordo com o diretor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Erivaldo Rodrigues, depois desses casos em São Paulo, o calendário de vacinação fixado pelo Ministério da Saúde mudou e, hoje, os postos podem realizar a vacinação por meio de demanda espontânea, principalmente para aquelas pessoas que vão viajar para áreas silvestres, rurais ou de mata que são de Recomendação da Vacina contra febre amarela.

Patos de Minas consta na lista de municípios com recomendação para a vacina. Para saber de outros destinos com esta orientação, acesso o portal do Ministério da Saúde:
Lista de Municípios com recomendação Vacina Febre Amarela.

 

* Com informações da ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *