Guarda-Mor e outras 15 cidades mineiras têm apenas um candidato a prefeito
Guarda-Mor é um dos 16 municípios mineiros que terão apenas um candidato ao cargo de prefeito, nas eleições de 2 de outubro. Edgar José de Lima (PSDB), atual chefe do Executivo na cidade, foi o único político a colocar o nome à disposição do eleitor.
Edgar concorrerá nas eleições com o apoio de cinco partidos (PP, PDT, PPS, PT do B e PEN), porém seu vice é da mesma legenda. O PSDB indicou José Paulo dos Reis, o Zé Paulo, para compor a chapa.
Além de Guarda-Mor, outras 15 cidades mineiras possuem apenas um candidato: Comendador Gomes, Espírito Santo do Dourado Carrancas, Vargem Bonita, Maripá de Minas, Carmésia, Ninheira, Jequitibá, Gameleiras, Doresópolis, Porto Firme, Bom Jesus da Penha, Inimutaba, Machacalis, Divisa Nova
Em todo o País, mais de 100 municípios terão apenas um candidato nas urnas.
De acordo com Hardy Waldschmidt, Secretário Judiciário do TRE/MS e professor de Direito Eleitoral da ESMAGIS, a Lei 9.504/97 diz de forma genérica que serão eleitos os candidatos que obtiverem maioria simples de votos, nos municípios com até 200 mil eleitores – o caso de Guarda-Mor -, não sendo computados os votos brancos e nulos.
Waldschmidt acrescenta, em um artigo publicado no site do TSE, que mesmo que a maioria do eleitorado decida anular ou votar em branco nas urnas, um único voto válido pode eleger o candidato solitário.