Censo 2022: Reunião é realizada para divulgação e conscientização da população

Na última sexta-feira (11), na Casa da Cultura de Coromandel, houve uma reunião aberta ao público sobre o Censo 2022. O palestrante foi Edmilson Laurentino, Coordenador da Agência do IBGE de Patrocínio, que demonstrou por meio de dados a transparência que a pesquisa é feita, além de promover o conhecimento da metodologia, divulgando e engajando as ações de coleta de dados no município.


Estiveram no local diversas autoridades, entre elas, o Prefeito Municipal Fernando Breno (PATRIOTA), a Secretária de Saúde Lillian, o Secretário de Comunicação Luís Rodrigues, o Gestor da Procuradoria Geral do Município Guilherme Ricardo, o vereador Wagner Vieira Ignacio (PSD) e alguns integrantes do IBGE.

Para o Prefeito, “é importante que a população receba bem os recenseadores do IBGE e passe todos os dados necessários. Através do Censo o município só tem a ganhar, pois chegando a determinado número de habitantes aumenta a nossa arrecadação por meio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), de 15% a 20% e isso é muito significativo porque a nossa maior arrecadação vem do governo federal.” Ele destaca que “o cidadão que sustenta um familiar em outra cidade para estudar, deve informar ao recenseador esse caso pois o familiar será contabilizado em Coromandel”

O Coordenador Edmilson informa que “em primeiro de agosto a equipe está em campo e temos apenas 03 meses para realizar o Censo, que é um prazo muito curto, não só em Coromandel mas em todo o Brasil. O questionário é um pouco longo, sendo perguntas referente a educação, trabalho, migração, faixas etárias dentre outros assuntos. Pedimos que os cidadãos respondam de forma simples e direta. Caso o recenseador chegue e a pessoa não possa responder de imediato, marque outro horário pois nesta pesquisa tem essa prerrogativa de agendamento. Aquelas pessoas que não se sentirem seguras, pesquise no site do IBGE se o recenseador está cadastrado através do nome e matrícula ou ligue para a Policia Militar, pois eles terão toda a relação da pesquisa.”

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a última pesquisa de dados populacional ocorreu pela última vez no páis em 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *