APAE inaugura projeto “Centro Dia”

No dia 30 de setembro, a APAE de Coromandel inaugurou o projeto “Centro Dia”, apoiado pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e tendo como objetivo trazer autonomia e independência a pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A iniciativa contempla todos usuários desde a adolescência até os sessenta anos, funciona de segunda a sexta-feira na sede da Instituição e é coordenada pela Dona Irene Ferreira Mariano.

O jovem Pablo Henrique dos Santos foi o escolhido para dar seu nome ao projeto. Em 1996, ele ingressou na APAE com apenas seis meses, diagnosticado com microcefalia. Desde então, Pablo cresceu na instituição cativando a todos com sua alegria, incentivo, força, entusiasmo e superação.

“Geralmente, temos predisposição a homenagear àqueles que já se foram, mas para levar o nome do projeto, decidimos homenagear alguém que está entre nós e que é a cara da nossa instituição, sempre demonstrando o amor e carinho que tem por nós”, explicou Eduardo Santos Mariano, professor de Música e um dos idealizadores do projeto.

O principal propósito do Centro Dia é a convivência e adaptação do usuário com as atividades diárias. Para isso, uma pequena casa foi criada na sede da instituição, simulando os cômodos de um lar. Neste ambiente, é promovida a autonomia pessoal, uma vez que a pessoa é orientada a realizar tarefas normalmente, aprendendo a cuidar de si mesma e a até auxiliando os cuidadores a preparar uma refeição, por exemplo.

Eduardo também falou à respeito dos outros trabalhos que são realizados, a citar a ambiência de corpo e movimento, que estimula a coordenação motora grossa e fina e traz mais qualidade de vida aos usuários; os trabalhos manuais, como o artesanato na confecção de tapetes e panos de prato; as aulas de musicalização, também chamada de musicoterapia, que busca o estímulo cognitivo e a socialização.

One thought on “APAE inaugura projeto “Centro Dia”

  • 20 de outubro de 2021 em 10:52
    Permalink

    Parabéns! Que lindo!
    Trabalho no Centro Dia de Guarani, MG e ficamos, sempre, muito felizes de ver exemplos assim! 🥰👏🏻🙏🏻 Bom trabalho!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *