Combate à violência doméstica no Agosto Lilás

Campanha reuniu diversos órgãos de enfrentamento no dia 23 de agosto

No dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (n. 11.340/2006) completou 15 anos. Como parte da luta contra a violência doméstica, institui-se o “Agosto Lilás”, uma campanha que tem por objetivo conscientizar, informar e, principalmente, intensificar a divulgação do direito de todas as mulheres à lei de proteção. Neste sentido, diversos setores – governamentais e não governamentais – das cidades de Coromandel e Abadia dos Dourados reuniram-se no Fórum José Ribeiro Pena na tarde do dia 23 de agosto para determinar ações conjuntas de combate.

Autoridades que estiveram presente no evento. Foto: Clenildo Martins

Presentes no evento estiveram o Vice-Prefeito Nerso Chihara, a Juíza da Primeira Comarca Dra. Fernanda Mendonça, o Juiz da 1ª Vara Dr. Thomás Franco de Carvalho, o Promotor de Justiça Dr. Roberto Carlos Júnior, a Delegada Camila Fajioli, o Tenente Leonel da Polícia Militar, a Vereadora Karina Oliveira, representantes do CRAS (Centro de Referência a Assistência Social), do CREAS (Centro Especializado de Referência a Assistência Social), da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Psicologia da Faculdade de Coromandel.

O tenente Leonel da Silva Nunes, comandante da 98° Companhia da Polícia Militar apresentou os projetos de prevenção, como as “blitz educativas” com distribuição de materiais informativos e palestras sobre violência doméstica nos colégios, visitas tranquilizadoras às vítimas e estratégias de encaminhamento psicológico. “Em todas as oportunidades, nós sempre falamos sobre a importância de toda a população contribuir para as campanhas, aumentando a segurança da nossa cidade”, acrescenta.

A juíza de Direito da Comarca de Coromandel, Dra. Fernanda Mendonça, afirmou que enquanto poder judiciário, o intento de todas essas reuniões é o de aglutinar forças: “o objetivo é reunir todos os atores envolvidos nessa rede de proteção para estabelecer cada vez mais políticas e atos em prol da mulher”. O Promotor de Justiça Dr. Roberto Carlos Júnior ressaltou a necessidade de romper com a cultura do silêncio e assegurou ajuda jurídica a elas.

A Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Psicologia da Faculdade de Coromandel comunicaram a prestação de atendimento especializado e o projeto de criação do Conselho da Mulher, que se encontra em discussão na Câmara Municipal. representantes do CRAS e do CREAS que reforçaram o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que é prestado às famílias, por meio de palestras, oficinas, rodas de conversa, visita de psicólogos e assistentes sociais.

Essa integração dos poderes do município visa potencializar as garantias da Lei Maria da Penha e chama a atenção para a necessidade da população se envolver e ajudar a prevenir os casos de violência. A denúncia é fundamental e pode salvar vidas.

           

Abaixo, uma lista dos principais contatos de emergência:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *