Consórcio Cerrado das Águas: metodologia para construção de paisagens produtivas sustentáveis chega a Coromandel

O CCA é uma plataforma colaborativa que agrega esforços entre empresas, governo e sociedade civil para a preservação e conservação ambiental a fim de combater as mudanças climáticas. A iniciativa reúne vários integrantes da cadeia produtiva do café para que, juntos, atuem com o objetivo de restaurar paisagens produtivas sustentáveis.

O projeto-piloto, iniciado em 2019, na bacia do córrego Feio, em Patrocínio-MG, por seus resultados positivos, está migrando para outros municípios. O primeiro município a receber a metodologia foi Serra do Salitre e, em seu plano estratégico, a plataforma colaborativa expandirá, até 2023, para mais cinco municípios, entre eles: Coromandel, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, Monte Carmelo e Araguari. O projeto chega a Coromandel agora em 2021, para aplicar a metodologia na bacia do Santo Inácio junto aos agricultores locais. Em reunião realizada no dia 13 de julho com o poder público, o CCA apresentou sua proposta de atuação, a qual foi validada pelo prefeito Fernando Breno, que acredita ser uma iniciativa muito promissora.

“Essa parceria do município integrando o Consórcio Cerrado das Águas será de muita importância em razão dos produtores rurais que têm as suas propriedades à beira do rio Santo Inácio e também do rio Buriti, que são os pontos de captação de água para Coromandel, logo, o trabalho será estruturado pensando não só no presente, mas também no futuro, tendo em vista a conservação da água e a valorização das propriedades rurais que serão cada vez mais sustentáveis e contribuirão, decisivamente, para a proteção do rio que tanto necessitamos para abastecer nossa cidade”, declara o prefeito Fernando Breno.

Lançamento em Coromandel

Para marcar o início da atuação do Consórcio Cerrado das Águas no município de Coromandel, será promovida uma live no dia 12 de agosto, às 19h, pelo canal do Youtube do Consórcio, contando com a participação do poder público municipal, produtores, membros associados da plataforma e parceiros, sendo aberta à participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *