Minas Gerais incluirá lactantes sem comorbidades em grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

Após ser noticiada pelo Jornal de Coromandel sobre o movimento de lactantes em prol da vacinação contra a Covid-19, o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, informou nessa sexta-feira (11) sobre a inclusão feita pelo Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, das lactantes, grávidas e puérperas sem comorbidades em um novo grupo prioritário para vacinação contra o coronavírus.

A inclusão de grávidas, puérperas e lactantes que não possuem algum tipo de acometimento na saúde entre os próximos grupos prioritários foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Por medidas de biossegurança destes grupos, a recomendação é de que não sejam aplicadas vacinas que contenham carga viral ativa de vírus em sua composição, como é o caso da AstraZeneca, por exemplo. Desta forma, a vacinação de mulheres grávidas, puérperas e lactantes será feita assim que o estado receber novas remessas das vacinas CoronaVac e Pfizer.

A vacinação dessas mulheres é defendida pelo Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte e pela Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig). Segundo a entidade, em todo o ano passado, 455 gestantes morreram com Covid-19, enquanto, neste ano, 814 óbitos já foram registrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *