Coromandel é destaque no Triângulo Norte no combate ao coronavírus

Coromandel tem se destacado entre as cidades da região do Triângulo do Norte por ter apresentado índice de infecções baixo com o decorrer das últimas semanas. Apesar de bater a marca de 588 casos ativos no pico de transmissão da doença, de acordo com boletim divulgado no dia 22 de fevereiro, o município evitou um agravamento mais forte da pandemia graças às medidas de isolamento social.

As medidas de isolamento social têm sido cruciais para manter o controle da propagação da doença na cidade; a divulgação, por parte da Prefeitura Municipal, das medidas de precaução da doença, como manter a distância e o isolamento social, higienização das mãos e uso do álcool gel. Com o recrudescimento das medidas de isolamento durante o auge da pandemia, Coromandel se tornou uma das cidades mais bem preparadas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Para enfrentar a fase mais aguda da pandemia, a Administração Pública Municipal reforçou o sistema de saúde de Coromandel. Nesse sentido, o Hospital de Campanha “Dr. Valtene Pereira Guimarães” é um grande diferencial da cidade, pois garante a manutenção de leitos clínicos e de suporte respiratório para atender a todos os munícipes de Coromandel e da região.

Prédio adaptado para o Hospital de Campanha “Dr. Valtene Pereira Guimarães”

Para poder atender ao grande número de contaminados pela covid-19, todo um remanejamento de leitos foi feito. Com a política de isolamento social, o hospital da cidade pôde aumentar o número de leitos para pacientes com coronavírus. São, ao todo, 31 leitos no HCamp, distribuídos entre leitos clínicos normais e leitos com suporte ventilatório, respiradores, monitores e suporte necessário para atender a todos os pacientes que apresentarem quadro com risco de internação.

Numa tentativa de organizar o atendimento ao público pelo comércio com a nova fase vermelha do Triângulo Norte, a prefeitura apresentou uma série de medidas para evitar a propagação do vírus em espaços de uso público. Por reconhecer a necessidade do trabalho do terceiro setor, o município agora adota ações que mantém a segurança de toda a população ao fiscalizar e orientar o comércio geral para a aplicação de métodos de higiene para conter o avanço da covid-19.

Além disso, a Administração Municipal impôs a criação de barreiras sanitárias para controlar o fluxo de chegada e saída de pessoas, diminuindo a possibilidade de contágio. Nas divisas entre Coromandel e outros municípios, as barreiras contam com profissionais de saúde e de vigilância sanitária empregando métodos de controle, como aferição de temperatura corporal, acompanhamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais e orientação de cuidados cabíveis para frear o contágio da covid-19 no município.

Existem medidas, além do isolamento social, capazes de controlar o contágio do coronavírus. Na imagem abaixo, confira alguns métodos de prevenção recomendados pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *