Pesquisadora da UFU desenvolve método para diagnosticar câncer de mama pelo sangue

Visando um diagnóstico mais rápido do câncer de mama e menos invasivo, uma pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estuda forma de detectar a doença pelo sangue.

A linha de estudo, que é feita de 2012, utiliza um processo chamado biópsia líquida. Conforme a bolsista de doutorado pela Capes no Programa de Pós-Graduação de Genética e Bioquímica, Alinne Tatiane Faria, no lugar do tradicional método, coleta-se um tubo de sangue das pacientes.

Esse material passa por uma centrífuga, que separa as partes, e um citômetro de fluxo, que as conta e classifica. Então, é identificada a presença ou ausência de células tumorais, assim como diferenciar o câncer de mama de um tumor benigno.

“É possível verificar em diversos momentos, em tempo real, se a terapia está sendo eficaz, se o diagnóstico realmente é câncer de mama. E também se está respondendo à quimioterapia”, explicou.

A doutoranda também disse que a metástase é uma das principais causas da mortalidade pelo câncer de mama. Se o diagnóstico ocorrer mais rapidamente e for detectada a presença das células no sangue, pode diminuir a mortalidade e morbidade dos pacientes.

O projeto é feito no Laboratório de Nanobiotecnologia da UFU e orientado por Yara Cristina de Paiva Maia, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFU.

“Nosso maior objetivo é fazer a diferença na vida das mulheres que sofrem dessa doença e também ajudar a comunidade médica”, disse a orientadora.

Fonte: G1 MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *